Review Fatmagul - Capítulo #84

O aniversário de Fatmagul reservou muitas surpresas. Algumas bem agradáveis, outras nem tanto... vamos a elas!


A Festa

Foi bonito ver a família de Fatinha e alguns amigos reunidos, comemorando o aniversário dela. Foi um momento importante, pois foi a primeira festa que deram desde o crime dos primeiros capítulos que mudou a vida do núcleo protagônico. Como ressaltou Meryen, foi muito importante que Fatmagul tenha decidido comemorar a data, é mais uma maneira de deixar para trás tudo de ruim que lhe aconteceu e marcar uma nova fase de sua vida.

Na hora dos parabéns, todos cumprimentaram Fatmagul com beijos e abraços. E quando chegou a vez de Kerim... para felicidade dele e da nossa, apesar de alguns segundos de hesitação e constrangimento, rolou beijinho no rosto.


Para nossa cultura talvez isso pareça besteira, mas é bom ressaltar que na Turquia os casais não se beijam na boca ou trocam carícias em público. O beijo no rosto é um sinal de carinho e afeto e vale para os casais também. Aqueles segundinhos de hesitação, quando Fatmagul olhava para Kerim e ele para ela, os dois aparentemente sem saber o que fazer até que ele tomou a coragem, levantou-se e a parabenizou com beijo no rosto teve um forte significado. Nós sabemos que eles não são um casal comum, são casados, mas, na verdade, ainda estão no que poderíamos chamar de um namoro à moda antiga. E cada pequeno gesto é importante. Beijá-la no rosto em público foi um gesto típico de um casal, um atestado de que é isso que eles são. Casados. Marido e mulher. Pelo menos diante da sociedade. E aos olhos da maioria que ali estava, pois não sabem da verdadeira história por trás desse casamento. O fato de Fatmagul ter aceitado bem esse beijo, esse carinho, essa aproximação de Kerim, também é importante porque atesta, mais uma vez, como as coisas mudaram entre eles. Meses atrás algo assim seria impensável.

Bem, a pequena reunião estava ótima, todos sorridentes e felizes, e rolou até música e dança para arrematar. Os primeiros passos foram dados por Rahmi, nosso Da Lua, que tirou a irmã Fatmagul para dançar; logo em seguida foi a vez de Kerim tirar a mãe de criação para mexer o esqueleto. Podemos dizer sem medo de errar que ele queria mesmo puxar a esposinha aniversariante para o baile, mas não se atreveu. Até que o simpático Kadir, que também foi convidado para a festa, levantou-se e pediu para dançar com Meryen (novo casal se formando!) e, então, Kerim teve a sua chance: tirou Fatmagul para dançar.


Esse momento da dança dos dois foi mais um daqueles momentos especiais entre Fatmagul e Kerim. Provando a confiança que agora tem nele e como já se sente bem mais à vontade com o marido, nossa Fat se deixou levar numa boa, ao contrário daquela primeira vez que eles dançaram na festa de fim de ano do restaurante onde ela trabalhou... inclusive Kerim se lembrou disso e trouxe o fato à tona - para ele, computava a segunda vez que os dois dançavam juntos; para Fatmagul, como ela bem observou, da primeira vez foram forçados pelos olhares dos convidados e ela não queria. O que mudou? De lá para cá, muita coisa. Kerim não é mais o inimigo de Fatmagul, mas o homem em quem ela confia e com quem pretende construir uma vida nova. E ele prometeu a ela que viveriam bons momentos para apagar os ruins, lembram? Eis aí mais um para a coleção.


A cena dos dois dançando foi muito linda e delicada. O modo como se olhavam - Kerim com admiração apaixonada, Fatmagul com uma certa timidez encantadora - esses olhares diziam muito. Mas, como se não bastassem, o Kerim ainda fez menção àquela primeira dança dos dois, ressaltando como ele admirou os olhos dela naquela noite, e que eles estavam ainda mais bonitos agora. Esse homem sabe como deixar uma mulher deliciosamente sem jeito. 


Mas como felicidade de pobre dura pouco, a alegria da festa foi interrompida quando um entregador apareceu com uma mensagem para Fatmagul. Imediatamente desconfiado de quem teria enviado, Kerim puxou o envelope das mãos da esposa antes que ela tivesse a chance de abri-lo (que feio, hein Kerim ciumento) e leu o cartão assinado por Mustafá. Deu shit! Segundos depois, ouviram-se estouros no céu e, a princípio, assustados com o barulho, Kerim envolveu Fatmagul entre os braços, mas logo ficou claro do que se tratava - uma queima de fogos de artifício. Parecia noite de reveillon em Copacabana, mas não, era só o Musta queimando dinheiro sujo para irritar e acabar com a paz alheia, o que ele faz de melhor. 


Teve até coraçãozinho. Que ousado esse Mustafinha! Conseguiu deixar o sangue turco do Kerim fervendo!



A missão do Mustachato foi cumprida já que a festa, depois disso, foi pro saco. Fatinha conseguiu contornar a situação numa boa diante dos convidados, embora ela tenha ficado triste por ter sua noite destruída assim. Por isso foi tão importante o apoio da Meryen, ressaltando o quanto nossa heroína foi forte até aqui e pedindo que ela nunca deixe de sê-lo. Não podem estragar sua felicidade se ela não deixar, certo?

Mas o Kerim... ah, o cabeça-quente do Kerim é outro departamento. Se tem uma coisa que o tira do eixo é o Mustafá, e mais uma vez ele não conseguiu nem disfarçar. Foi a própria Fatmagul, a aniversariante que teve sua noite tristemente avacalhada, quem foi dar forças ao marido. Antes que ele fosse se deitar, ela foi falar com ele e pedir que não fizesse nenhuma besteira (como ir atrás do Mustafá mais uma vez). 

A forma como ela tratou de acalmá-lo foi perfeita. Fatmagul definiu Mustafá melhor do que qualquer um de nós que não suporta mais o sujeito: ele é um incapaz, um infeliz; está sozinho no mundo e tudo que está fazendo, no fundo, é para ferir a si mesmo, mais do que aos outros.

"Não importa o que ele faça, eu nunca mais vou gostar dele."

Ela acabou dizendo também as palavras que o Kerim precisava ouvir - pois embora ele tivesse afirmado que estava era com raiva e não com ciúme, sabemos bem do que ele tem medo, e o próprio verbalizou isso quando disse ter medo de perdê-la.

"Eu tenho medo de ter perder, Fatmagul."

"Não tenha."



"Eu amo muito você."


Então veio o momento em que todos seguramos a respiração... olhos nos olhos, uma aproximação lenta e gradual... e parecia ser o momento perfeito para o primeiro beijo dos dois *.*


Mas Fatmagul recuou, assutada, e entrou correndo em casa, deixando Kerim (e todos nós) no vácuo. Chegou a ser engraçado e fofo ao mesmo tempo. Mas totalmente compreensível da parte dela.

Isso tudo que ela está vivendo com o Kerim agora é muito novo para ela. Vamos nos lembrar de que Fatmagul é uma moça simples, que vivia até outro dia no interior, levava uma vida muito simples também. O mundo dela se resumia ao trabalho no negócio de laticínios da família e ao ex-noivo, Mustafá, em torno de quem seu mundo e seus sonhos giravam. Esse foi um amor de criança, eles se conheciam desde sempre e acabou naturalmente que namoraram e ficaram noivos. De modo que Fatmagul não conhecia até então outro sentimento além daquela coisa morna e segura que vivia em seu relacionamento com Mustafá.

Até ela abrir os olhos e perceber que o ex-noivo a abandonou sem pensar duas vezes ao acreditar que tinha sido traído por ela. E ainda se aliou aos criminosos que a violentaram. De fato, isso mata qualquer sentimento. E dificilmente ela voltaria a gostar de Mustafá depois disso tudo. Inclusive ela já deu mostras de que seu coração agora está voltado para o Kerim, que ganhou sua confiança na mesma medida em que o Mustafá a perdeu. O que Fatmagul mais teme hoje é que o Kerim faça alguma besteira e se complique por causa de Mustafá ou que este machuque o Kerim ou possa separá-lo dela. E ela já disse isso ao marido! Mas a insegurança corrói nosso herói toda vez que o rival se aproxima, talvez justamente por saber que o cara foi o único amor de Fatmagul e ela vivia em função dele. Mas não mais. E a cada vez que ela diz e age no sentido de demonstrar a Kerim que isso é passado, que ele é seu presente, vemos como o rapaz parece ganhar o dia. Ao mesmo tempo, porém, ela não deixa que ele se aproxime demais e, por mais que Kerim compreenda o trauma que ela ainda vive depois da violência que sofreu, parece que na cabeça dele por trás disso tem um pouco de falta de confiança da parte dela, de falta de amor... e tudo que ele quer é que Fatmagul confie plenamente nele e que retorne seu amor um dia.

Todos os sinais indicam que ela já se apaixonou por Kerim. Ela só não sabe lidar com isso. Como ressaltado anteriormente, esse sentimento é algo muito novo para ela, e por vezes a assusta. Saber que ela pode desejar o carinho e aproximação de um outro homem que não mais aquele noivo que ela um dia amou, saber que seu corpo tem reações inesperadas quando muito perto de Kerim, tudo isso a afeta. 


E vale relembrar que ela ainda não está pronta para uma troca de carícias, mesmo que seu corpo reaja favoravelmente, o psicológico manda muito no caso de uma mulher, e Fatmagul ainda tem problemas emocionais por causa do que sofreu no passado. Não vai ser fácil superar essa barreira que a impede de avançar para o plano físico com o Kerim. Mas ela ainda vai chegar lá. Está fazendo terapia, lutando na justiça contra seus agressores, tudo isso há de ajudar seu emocional a se recuperar e permitirá que ela viva plenamente esse novo e especial relacionamento com Kerim. Até lá, temos essa delicada estrada de gestos e passos que são delicados e importantes para os dois.

Aprovação

Mas os momentos felizes sempre voltam. E foi com alegria que todos comemoraram a aprovação de Fatmagul nas provas que ela prestou um tempinho atrás. Tão bom vê-la sorrindo e ainda por cima brincando com o Kerim quando ligou para contar a novidade e fez uma pegadinha com ele a princípio, dizendo que não tinha passado. Logo depois, porém, ela disse a verdade e arrancou um sorrisão do maridão, que ficou tão feliz que resolveu até pagar um chá para todos os colegas de serviço para comemorar.

Lindos demais!



E o tempo passa...

Os dias se passaram e a data da audiência chegou. Foi bem interessante acompanhar a preparação de todos, réus, vítimas e testemunhas para o grande dia. Misto de ansiedade e nervosismo em todos. 

A surpresa maior do capítulo ficou por conta da Mukaddes. A cunhada chata de Fatmagul FINALMENTE caiu do cavalo ao escutar uma conversa entre o amante Salih e o advogado do diabo, Munir. Ela então descobriu que foi manobrada até então, que Salih só estava com ela para evitar que ela voltasse para casa e ajudasse no dia da audiência, depondo a favor de Fatmagul e contra os Yasarans.


Vale aqui relembrar a armação de Mukaddes com os bandidos desde o início: encontrando o anel de Selim Yasaran no local do estupro, ela foi procurar o pai do rapaz fazendo chantagem para não denunciá-lo a polícia em troca de grana para que ela pudesse deixar a cidade com a família, carregando Fatmagul. Então combinou com Munir, o advogado e tio de Selim, um dos estupradores, uma história inventada de que a cunhada Fatmagul tinha um caso com Kerim (o mais pobre dos 4 envolvidos na confusão, claro) nas costas do noivo Mustafá, e que os dois combinavam de fugir da cidade, mas quando Fat perdeu a coragem, Kerim surtou e acabou por tomá-la à força, mas depois se arrependeu e Fatmagul também não queria prejudicá-lo pois ainda gostava dele. Podre! E desumano. Como Mukaddes pôde se unir ao inimigo e ferrar com a cunhada destroçada numa cama de hospital depois do abuso que sofreu de três playboyzinhos canalhas?

Bem, na visão da Muka ela estava fazendo um bem à Fatmagul e a toda a família, já que os Yasarans eram ricos e poderosos e que chance teriam se decidissem levar o caso às autoridades? Ela não pensou muito mais longe do que isso, e como sempre quis vida boa, viu aí uma oportunidade também de deixarem o interior e irem viver em um lugar maior e mais promissor, onde não seriam aborrecidos nem perseguidos pelo falatório do povo depois do ocorrido com Fatinha. E foi o que aconteceu. Eles se mudaram para Istambul, Mukaddes conseguiu uma grana por vender suas propriedades para os Yasarans... mas a que custo? Da felicidade e da saúde emocional de Fatmagul e de toda a família, que teve sua vida drasticamente alterada depois disso.

Quando viu que a vida não se tornou melhor nem mais fácil como imaginava, Mukaddes viu uma nova oportunidade ao reencontrar com Salih, o pai biológico de seu filho, que foi criado com todo amor e carinho pelo irmão de Fatmagul como se fosse dele, enganado que foi. Mas o Salih, embora rico, não quis saber de assumir Muka no passado e nem no presente - para ele o reencontro dos dois era só diversão até que a coisa ficou séria quando Mukaddes quis forçá-lo a assumi-la e ao filho que tiveram. Tudo deu errado a partir daí, e quando Salih conheceu Munir, viu uma oportunidade e tanto para se vingar dos tormentos que Mukaddes trouxe para a vida dele, mas foi manipulado também, já que a intenção de Munir era manter Muka afastada da família dela justamente para que não contasse a verdade em juízo sobre as tramóias que fizeram para encobrir o crime contra Fatmagul.

Então ver a cara da Mukaddes ao ouvir essa conversa telefônica do Salih com Munir falando dela como um peso a ser manejado até o término da audiência fez a ficha da trouxona cair. Bem feito!

Agora ela está grávida do marido, e não do amante, para seu azar; foi expulsa de casa e sabe que não tem para onde ir. O que fazer, então? Salih tem a solução: quando soube da Mukaddes a verdade sobre essa audiência, que se trata da violência sofrida pela cunhada da Muka, ele resolveu se vingar por ter sido usado por Munir para ajudar a encobrir o crime e ainda por cima se livrar da Mukaddes, ou seja, unir o útil ao agradável. Ele vai pagar a passagem para ela ir até a cidade da audiência e contar toda a verdade para ferrar com Munir e os Yasarans.

Para Mukaddes essa é a única chance de tentar cair nas boas graças da família e ser aceita de volta. Resta saber se vai dar certo.


Hora de encarar os inimigos


A cena final do capítulo ficou por conta de Fatmagul decidindo ir à audiência e ficar cara a cara com Selim, Erdogan e Vural, seus violadores. O advogado Kadir ainda lhe deu a opção de não comparecer, pois sabe o quanto vai ser duro ter de encarar os sujeitos que tanto mal fizeram a ela, mas Fatinha está decidida e irá de cabeça erguida. Vamos torcer por ela.

Créditos das fotos: @eflgomes @FatmagulBand

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review - Fatmagul: O Grande Final

O SALDO FINAL DE KALP YARASI (Coração Ferido) 💔🩹

Review Fatmagul - Emoções Finais