"ACABOU, MARGINAL!" O saldo final de #LosRicosTambiénLloran 💎💧

CHEGOU ao fim Los Ricos También Lloran, a nova versão da história que ficou famosa e conhecida em diversos países - em 1979, na novela de mesmo nome protagonizada por Verónica Castro e Rogelio Guerra; em 1995, no remake María la Del Barrio protagonizado por Thalía e Fernando Colunga e antagonizado por Itatí Cantoral. Em 2022, coube a Sebastián Rulli, Claudia Martín e Fabiola Guajardo dar vida ao trio que ficou imortalizado na memória do público que viu a trama dos anos 90. E aqui analisamos o que deu certo e o que não funcionou, os pontos positivos e negativos desta terceira produção da Televisa para a ideia original de Inés Rodena. Vamos lá!


"Acabou, marginal!"

ATENÇÃO! 
Este é um post de crítica e opinião, portanto, não leve para o lado pessoal se você que o ler discordar do ponto de vista da autora da postagem. Aqui não há intuito de ofensa gratuita nem difusão de ódio a obra e/ou intérpretes de personagens eventualmente criticados, apenas ponto de vista e análises que podem não refletir a de outros espectadores, especialmente fãs mais ardorosos. 

Aviso dado, caso discorde de algum ponto aqui levantado e/ou queira manifestar-se *educadamente*  nos comentários, seja bem vind@!  



LOS RICOS TAMBIÉN LLORAN (2022) 💎💧


  • OS PONTOS POSITIVOS 👍👍

- O tema musical de abertura com participação de Lucero 🎤



Se teve algo bom nesta versão de Los Ricos También Lloran, sem dúvida nenhuma foi o tema musical de abertura! A abertura em si não achei grande coisa, podiam ter se esmerado mais, escolhido cenas melhores para alguns momentos ou mesmo bolado uma daquelas que praticamente resumem a história da novela e eram muito comuns na década de 1990, como a clássica e inesquecível abertura de A Usurpadora e outras do gênero, sinto falta de ver aberturas nesses moldes hoje em dia.

A canção tema escolhida, Me Reviviste, é cantada em dueto por Cristian Castro e Lucero, dois nomes bem conhecidos da música mexicana. Vale lembrar que Cristian é filho da atriz Verónica Castro que interpretou a primeira Mariana na primeiríssima versão de Los Ricos También Lloran produzida pela Televisa em 1979.

Certamente o filho de Castro foi chamado para gravar o tema de abertura de Los Ricos 2022 como forma de homenagem a sua mãe. A escolha de Lucero como partner de canto foi muito feliz e acertada porque a voz da eterna Chispita é deliciosa e imprime ainda mais qualidade à canção e à abertura da novela.

ABERTURA 🎬



- Claudia Martín caiu, mas levantou 🎭

Primeiro e antes de tudo, é injusto comparar a atriz protagonista de Los Ricos También Lloran 2022 com suas antecessoras, Verónica Castro e Thalía, que já fincaram seus nomes no hall da fama de suas épocas correspondentes. Ambas são donas de talento e carisma indiscutíveis. 

Dito isso, a escolha de Claudia Martín para ser a protagonista feminina da versão 2022 de Los Ricos También Lloran, a princípio, foi vista com certa desconfiança por crítica e boa parte do público, e não dá para dizer que se tratava só de preconceito, simplesmente Martín ainda não é uma atriz tão tarimbada quanto as outras que fizeram as protagonistas nas versões anteriores da Televisa. Porém, no começo da novela falamos em nossa review sobre a semana de estreia que a produção estava sendo bem dirigida, o esforço de Claudia era nítido e ela tinha encontrado o tom e o jeitinho de sua Mariana Villareal. 

Apesar desse começo promissor, chegou um ponto da trama que as dificuldades da Claudia se mostraram evidentes e foi bem na altura em que sua personagem Mariana rompia com Luis Alberto, exigindo cenas de choro que deixaram muito a desejar! 

😬

Tá chorando ou tá com dor de barriga, Mariana? 😆

Foi até meio constrangedor ver como a atriz se atrapalhou nas cenas de choro... e olha que o pranto tá no nome da novela! 😅 Ela bem que tentava, mas não conseguia imprimir emoção e nem verdade ao sofrimento da personagem. Chorar não é o forte da Claudia Martín e sem dúvida nenhuma é um ponto que ela precisa trabalhar mais. 



Pois bem, a partir desse ponto da história, ela começou a ficar mais apagada na novela e deu até medo pensar no que viria pela frente com a perda do benfeitor Don Alberto e depois do filho bebê... mas não é que a atriz e a equipe chegaram num denominador comum e conseguiram segurar as cenas com maior carga dramática? Não vamos dizer que a Claudia mereceria um Oscar, mas ela com certeza se saiu bem melhor do que nas tristes cenas anteriores, souberam dosar bem como ela deveria exibir o choro para não parecer canastrice total e aí até que as cenas ficaram razoáveis e não desastrosas como as anteriores. Então, sim, podemos dizer que ela caiu, mas levantou nesse quesito. Ainda precisa se aprimorar, mas provou que com ajuda e esforço pode melhorar e isso é um ponto positivo.


- O casal Claudia Martín e Sebastián Rulli... em termos! 👫

Explico: formaram um par muito bonito visualmente, eles combinaram bem e especialmente nas cenas lá do princípio da história tiveram uma bela sintonia.

O que senti falta com o passar dos capítulos foi de mais paixão nas cenas dos dois. Muitos dos beijos foram meio secos, apesar de bonitos, mas tudo visivelmente técnico... faltou um pouco mais de entrega ou de vontade, sei lá... foi a impressão que ficou no ar.


Mesmo assim, o casal foi uma escolha acertada e rendeu bons momentos e bonitas cenas 💖 



- Britny e Santiago #Britiago + Luis Alberto e Mariana #Luriana 💏💑

A novela acertou muito na escolha dos casais, tanto do casal de protagonistas como do casal coadjuvante formado pela Britny e pelo Santiago. Além de contarem com uma história interessante, eles tiveram muita química, o que ajudou o par a cair nas graças do público. E, para ser bem sincera, a cena da primeira vez deles curti mais do que a primeira cena de amor do casal prota - apesar de que achei as duas bonitas - mas Britiago teve o nível de paixão e envolvimento que eu esperava para Luriana.


Britny (Lorena Graniewicz) e Santiago (Diego Klein)  


- "Maldita aleijada!"

A homenagem à antológica cena de Maria do Bairro veio aí com uma roupagem completamente nova... e eu gostei! A personagem atacada foi outra, as circunstâncias foram outras, mas trouxe um frescor a uma das falas mais emblemáticas da vilã de Do Bairro, aqui homenageada com uma atrocidade digna de Soraya Montenegro de qualquer época ou versão 👍

Por serem cenas totalmente distintas, não abre margem a comparações. A pessoa pode gostar ou não gostar de uma e/ou de outra, mas comparar não vai ter como, e isso foi genial! 


Em Maria do Bairro, Soraya dá um show de histeria!
Um verdadeiro pastelão do melhor essa cena 😂👏

Embora a cena clássica da versão de 1995 seja a mais lembrada - e continuará assim no imaginário popular - a gente precisa admitir que é uma presepada do começo ao fim! Soraya completamente histérica, berrando, xingando, batendo em geral, chega a ser mais cômico do que qualquer coisa 🤣 E apesar de a releitura do "Maldita aleijada" em Los Ricos También Lloran também se tratar de uma cena absurda pelos requintes de crueldade, é menos espalhafatosa e menos inverossímil (por incrível que pareça!) do que a de Del Barrio.


  • OS PONTOS NEGATIVOS 👎👎


- Excesso de Soraya Montenegro 2.0 

Antes de mais nada, não acho justo fazer comparações porque, afinal, a Soraya Montenegro de Maria do Bairro ficou imortalizada no panteão de vilãs de novelas assim como no imaginário popular graças à atriz Itatí Cantoral e vai permanecer única e incomparável justamente por tais razões. 

Dito isso, analisamos na review da primeira semana de Los Ricos También Lloran que a nova versão da personagem Soraya começou meio engessada. No entanto, a atriz Fabiola Guajardo, que ficou responsável por dar vida a essa releitura da vilã icônica fez bem o seu trabalho dentro daquilo que foi proposto para ela. 

No começo a nova Soraya não me convenceu muito, mas depois do assassinato do personagem León, ela cresceu na história. Também teve o fato de que a novela deu muito palco a partir daí para a personagem. A segunda fase, então, focou quase que majoritariamente nela, e isso foi um dos fatores negativos - embora o mesmo tenha ocorrido em Maria do Bairro (destaque em Soraya e suas vilanias na segunda fase), aqui, em Los Ricos También Lloran 2022, o peso da personagem não foi nem de longe o mesmo da novela dos anos 90, nem em termos de carisma e entretenimento nem em termos de enredo. Por isso colocamos a nova Soraya Montenegro como um dos pontos negativos, ou pelo menos não tão fortes, deste mais recente remake.

Soraya de peruca morena aprontando todas foi o foco da segunda fase da novela

A atriz desempenhou bem seu papel? Dentro do que lhe foi proposto, sim. Vai entrar para a história das telenovelas? Não. 


- Marginal sem sentido 🙃

Ainda falando da Soraya 2.0, não tinha sentido nenhum ela chamar a Mariana, nesta versão, de "marginal". Só se justifica como uma homenagem à Maria do Bairro mesmo porque a Mariana de 2022, diferente da Do Bairro, apesar de vir de um bairro humilde, não era nem de perto como a Maria: sem cultura, sem estudo, catadora de lixo... todas essas características eram o que justificava - na cabeça maluca da Soraya, claro - chamar a moça de marginal.


- O final de Soraya 

Aqui, que me desculpem os fãs de Los Ricos 2022, e apesar de eu não gostar de comparar as versões, neste ponto será inevitável, afinal de contas eles copiaram o final da Soraya Montenegro de María la del Barrio 💁 Sendo assim vai rolar comparação, sim! E em termos de desfecho da vilãzona, o de La del Barrio foi muito mais apoteótico, mesmo com toda a diferença em termos de recursos visuais e tecnológicos de lá para cá.

Se o final da Soraya de Los Ricos 2022 teve algo de bom foi o fato de que a vilã conseguiu reunir a família dos protagonistas com a intenção de eliminar todos juntos numa fogueira, só que nem é preciso dizer que não deu certo e quem morreu queimada foi ela, né?! Porém, em termos de "Morre, diaba!" o final desta Soraya foi bem menos empolgante pra mim.

Ou seja, se queriam homenagear Maria do Bairro, foi válido. Mas se não queriam que rolasse comparação entre os dois finais, então deu ruim porque para quem viu as duas novelas, não tem jeito: a comparação é instantânea! 


O fim de Soraya Montenegro #LosRicosTambiénLloran

 


O fim de Soraya Montenegro #MariaDoBairro

O que eu gostei mais no final da Soraya de Maria do Bairro: a cena do incêndio em si + a atuação memorável da Itatí Cantoral dando todo o tom da loucura da vilã chegando ao seu ápice ali, naquela cena 👏

O que eu não gostei: o "ataque de Paulina" da Maria querendo entrar na cabana em chamas para salvar a Soraya porque, apesar de todas as atrocidades que a doida fez, ela "não merecia morrer assim"... vai por mim, Maria, ela merecia, sim! 🤨


O que eu gostei mais no final da Soraya de Los Ricos También Lloran: a vilã ter conseguido reunir a família da Mariana naquela cabana revelando tudo que aprontou para separá-los e tentando dar cabo de todos de uma vez.

O que não gostei: o momento em que a Soraya queima viva deixou a desejar, e comparando com a Soraya do Bairro (inevitável 😅) o nível da duas intérpretes não me deixaria mesmo escolher este final de 2022, lo siento! 


🔥🔥🔥🔥🔥



- Minaram o romance 💔 e o número de capítulos

Los Ricos También Lloran 2022 ainda teve mais romance do que Maria do Bairro, mas especialmente na segunda fase da novela escassearam isso e praticamente não tivemos mais cenas dos casais - tanto de Luriana quanto de Britiago - o que considero um dos pontos negativos desta produção.

Okay que quiseram gastar mais tempo na vingança da Soraya contra os Salvatierra, mas o que pegou mesmo foi o fato de terem encurtado tanto a novela! Sério, só 60 capítulos?!! Até entendo que hoje querem fazer novelas mais enxutas e consequentemente mais ágeis, só que poderiam ter fechado Los Ricos em 70 ou 80 capítulos, seria até melhor para dar tempo de desenvolver algumas coisas e personagens que ficaram jogados. 

Por exemplo: o pai de criação do Betito que foi simplesmente esquecido na reta final da trama! Ele foi para a cidade morar perto do filho, mas nunca mais vimos nem ouvimos falar dele, e olha que o cara tinha ficado viúvo e era de se esperar que o Beto fosse vê-lo com alguma frequência e não o deixasse sozinho. Mas a novela simplesmente esqueceu esse homem no churrasco, gente! Tô besta até agora que o Betito foi sequestrado e o homem não deu nem as caras, ninguém contou pra ele, parece que ficou nem sabendo... o José só foi aparecer na cena de renovação de votos de casamento de Mariana e Luis Alberto... oi? Tipo, zero sentido 🤡


O pai de criação do Betito foi escanteado que nem na foto

Apesar de eu ter amado que não tivemos um "papai Agripino" para encher o saco, o José era um cara legal, foi honesto a partir de quando descobriu sobre a família biológica do Betito e nunca quis que o filho não voltasse para a família real. Mas acho que ele merecia um pouco mais de consideração do enredo.

Enfim, essa pressa em encerrar no sexagésimo capítulo e o fato de terem focado mais na Soraya na segunda e última fase da novela acabou resultando em menos romance nessa parte. Uma peninha. Mesmo assim ainda tivemos algumas migalhas como o pedido de casamento de Santiago para Britny, que desta vez aceitou 💍 e ainda tivemos duas noites de amor entre Luis Alberto e Mariana 😏 com direito a renovação de votos e uma nova gravidez anunciada no último capítulo 💞


- Primeira Fase x Segunda Fase

Ainda falando das duas fases da novela, a primeira fase de Los Ricos También Lloran 2022 foi mais longa que a segunda (ao contrário de Maria do Bairro que priorizou mais a segunda fase), dando mais capítulos e tramas a ela. Ou seja, os focos das duas produções foram trocados.

E o que o fato de termos em Los Ricos uma segunda fase tão curta e enxuta trouxe de ruim? Além do escasseamento do romance dos casais, como falamos acima, outros elementos podem ser apontadas como pontos negativos. Como o fato de que tivemos pouco do personagem Betito.


Herdou a medalhinha da mãe e a jaqueta andante do pai 😆

Se em Maria do Bairro o filho dos protagonistas teve um enorme destaque, no recente remake de Los Ricos También Llloran ele ficou quase apagado... quase, porque tivemos algumas doses de cenas com ele, mas o conflito que houve em Maria do Bairro envolvendo o rapaz foi simplesmente inexistente em Los Ricos 2022!

Talvez porque aqui a personagem Soraya seria tia do menino não quiseram mexer com aquela trama da vilã seduzindo o jovem como parte do seu plano de vingança? 🤔 Não sabemos. Talvez não fizeram isso mais para diferenciar a novela de suas antecessoras, até porque, aqui em Los Ricos 2022 preferiram fazer da Soraya a responsável pelo sequestro do menino ainda bebê, diferente das versões de 1979 e 1995 nas quais era sempre a protagonista quem dava o filho a uma estranha num surto emocional do qual viria a se recuperar depois. 


Mariana dá seu filho em um momento de loucura
Los Ricos También Lloran (1979)


Num surto, Maria entrega seu filho a uma estranha
María la del Barrio (1995)


Em 2022, Soraya sequestra o filho dos protagonistas

Gostaria que tivessem feito mais capítulos, pelo menos uns 70, assim daria para ver mais de alguns personagens como o Betito, e também da filha do Uriel que pensei que seria um interesse amoroso do rapaz. Ao menos parece que até cogitaram essa ideia, mas no final das contas os dois jovens se conheceram num capítulo e depois não voltaram mais a se encontrar a não ser no dia que a Soraya bolou o sequestro de Beto. Então, se pensaram mesmo em fazer isso, a ideia foi abortada. Terá sido pelo número curto de capítulos? 🤔

Fiquei com a forte impressão de que correram para terminar a novela. A audiência pode não ter sido tão boa quanto a de Si Nos Dejan, sua antecessora na faixa e obra do mesmo produtor, Carlos Bardasano, mas Los Ricos También Lloran se manteve como o mais assistido do seu horário durante todo o tempo em que esteve no ar. Então, ainda não consegui entender por que decidiram encerrar tão rápido no capítulo 60 😕


- Guarda-roupa 👚

A jaqueta do Luis Alberto praticamente já andava sozinha! Capítulo após capítulo, não importava o lugar nem o evento, lá estava ele usando a bendita! Até estranhei que no dia do casamento ele não estava usando a peça 😆 



Talvez ele fosse que nem a Mônica e o guarda-roupa era composto de várias jaquetas iguais, só pode! Por que como um sujeito tão rico só usava a mesma jaqueta? 😂

Falando em guarda-roupa, o da Mariana na fase grávida acho que vou nem perder tempo comentando, as imagens falam por si mesmas 😬


Já tava rica e usando vestidinhos de saldão, isto que é ser econômica 😆

E o que dizer dos looks dela na segunda fase da novela?!! Mariana se inspirou numa mistura da viúva Porcina de Roque Santeiro e da Paula Terrare de Quanto Mais Vida, Melhor 🤣 


Esquadrão da Moda, vem cá! 🚨

E eu que pensava que na segunda fase ela ficaria tipo saiu naquele capítulo da primeira fase em que o Luis Alberto deu um vestido muito elegante para ela ir com ele a um evento... só que não 😅😛

        x


Mariana rica, muitos anos depois: Expectativa x Realidade

Era de se esperar que, com o passar dos anos, a mocinha da novela se vestisse melhor, se produzisse de acordo com a posição que ela alçou na vida. Mas a produção conseguiu errar em tudo na segunda fase da protagonista: figurino, maquiagem e penteado 😳


Pode chorar, Mariana! Essa caracterização foi um conjunto de erros 🚩



- Direção perigosa 🚫

E Luis Alberto que nunca nem viu um capacete na vida dele? O cara andava de moto pra cima e pra baixo e nunca usou uma proteção básica, nem quando dava carona pra Mariana 🤦 Como pode isso, produção?


🚨

Okay, é novela, é ficção, é para a cena ficar mais estética mostrando a beleza dos atores e seus personagens, mas é um baita de um mau exemplo isso aí, não fizeram nem uma mísera cena onde o sujeito sequer pegou um capacete na mão antes de subir na moto. 

Então, por mais bonito que seu rostinho seja e você queira sair exibindo ele por aí, não siga esse mau exemplo: se for andar de moto, use sempre capacete! 😉


- Luis Alberto e o vício no jogo 🎲

Considero um acerto a novela ter tocado nesse assunto de pessoas viciadas em jogo. Porém, pecou em não ter abordado um tratamento para a questão, isto porque nunca foi nem mencionado que o Luis Alberto se tratou do vício, ficou como se só o amor dele pela Mariana o tivesse curado, o que dá uma ideia perigosa e mentirosa, pois, apesar de o amor ser um ajudante poderoso para quem está enfrentando um vício, não basta se apaixonar, amar e ser amado por alguém para conseguir se livrar desse vício - seja ele qual for! 


É preciso também esforço e muita força de vontade para buscar ajuda em um tratamento adequado. Por isso digo que a novela pecou nesse aspecto do tratamento. Poderiam ter pelo menos mencionado que o Luis Alberto procurou ajuda psicológica, que fez um tratamento com o apoio da Mariana, seria o mais acertado e incentivaria as pessoas a procurarem ajuda profissional e em grupos de apoio.


- A mansão Salvatierra 

Sinceramente, apesar de toda a riqueza e imponência, a mansão que escolheram como moradia da família mais rica da novela me incomodou um pouco...


Porque aquilo era um imóvel enoooorme e muito impessoal, os ambientes não passavam aconchego nem familiaridade, nem os quartos dos personagens traduziam a personalidade de cada um deles. Nesse quesito, então, pelo menos pra mim, deixou a desejar.


O SALDO FINAL 📝

No geral, Los Ricos También Lloran de 2022 foi uma novela bem produzida, com bons nomes no elenco e uma bela estética. Sem dúvida alguma foi uma produção esmerada. O roteiro, porém, falhou em alguns aspectos, mas mesmo essas falhas não impediram que a novela cumprisse seu papel de entreter. 

Como releitura de clássicos muito conhecidos, não conseguiu se equivaler nem superar suas antecessoras de 1979 e 1995, mas é uma novela ágil e moderna e que, especialmente para quem não conhece e/ou não viu as outras versões pode ser uma boa diversão, sem dúvida.

Com seus altos e seus baixos, na nossa avaliação Los Ricos También Lloran 2022 merece uma nota 7,5 em 10 ⭐

Não foi aquele novelão inesquecível, que vai marcar a memória do telespectador, mas certamente não é uma novela de se jogar fora, quem tiver vontade de ver vai encontrar nela uma história sem enrolação em 60 capítulos compactos. 


Lab Girl

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review - Fatmagul: O Grande Final

O SALDO FINAL DE KALP YARASI (Coração Ferido) 💔🩹

Review Fatmagul - Emoções Finais