OS RICOS CONTINUAM CHORANDO 💎💧
COMEÇOU a ser exibida a nova versão mexicana de Los Ricos También Lloran, um dos maiores clássicos da teledramaturgia latina e que já teve duas versões anteriores no México e até uma no Brasil. A versão de 2022 traz tema musical na voz da atriz e cantora Lucero e homenagens às duas atrizes que foram as protagonistas das versões mexicanas anteriores, todas inspiradas nas ideias da grande Inés Rodena, escritora cubana de radionovelas que mais tarde inspirariam as telenovelas mais famosas da América Latina. Todos esses detalhes e curiosidades trazemos aqui, assim como nossas primeiras impressões sobre este novo remake produzido pela Fábrica de Sueños da Televisa! 📺
Los Ricos También Lloran é sem dúvida nenhuma um dos maiores clássicos da teledramaturgia latina. Só no México já teve duas versões que ficaram muito famosas: Los Ricos También Lloran de 1979 e María la del Barrio de 1995. A atual versão de 2022 é a terceira e a Televisa espera fazer tanto sucesso com ela quanto fez com as anteriores, agora dando uma roupagem mais moderna com cara de século 21, mas sem perder as características de uma boa e clássica telenovela.
Foi justamente essa primeira adaptação mexicana da história original de Rodena que veio a ser a primeira novela mexicana a ser exibida em nosso país. A produção chegou aqui alguns anos depois de sua estreia lá no México, trazida pelo SBT em 1982!
Memória afetiva: a primeira novela mexicana a ser exibida no Brasil 📺
MAS sabia que a real primeira versão televisiva dessa história não foi produzida pelo México e sim pela Venezuela? Pois é! Estreou em 1973 e recebeu o título de Raquel:
Para quem ainda não sabe, a cubana Inés Rodena foi autora das histórias que inspiraram várias das novelas latinas que ficaram famosas e ganharam várias versões, não só no México mas em diversos países, como é o caso de A Gata, Marimar e A Usurpadora, para citar só algumas. Ela começou a trabalhar escrevendo essas histórias para rádios, na época das radionovelas, até que seu talento foi levado para a televisão.
Vale mencionar que tivemos a nossa própria versão de Los Ricos También Lloran uma vez que a mesma premissa da autora inspirou no SBT, em 2005, uma adaptação abrasileirada e de época que recebeu o título Os Ricos Também Choram. O problema é que a trama se desviou muito da ideia original, o que não agradou o público e resultou em baixos índices de audiência. Ao contrário de todas as outras versões, a nossa não foi sucesso 😕
Thais Fersoza protagonizou a versão br
TELEVISA 2022: O NOVO REMAKE
Na última semana estreou a aposta da Televisa para ocupar o lugar bem sucedido de Si Nos Dejan, justamente um novo remake de Los Ricos También Lloran. A versão 2022 da história conta com Sebastián Rulli e Claudia Martín como o casal protagonista.
O elenco ainda conta com nomes conhecidos do público noveleiro, como Azela Robinson (a eterna enfermeira de A Usurpadora) no papel de Elena, mãe do personagem de Rulli, e Guillermo García Cantú como o pai do galã e o grande benfeitor da mocinha.
Nesta versão, optaram por manter os nomes dos personagens como na versão de 1979, com o galã se chamando Luis Alberto Salvatierra e a mocinha Mariana Villareal. De Maria do Bairro temos o nome da vilã Soraya Montenegro que permaneceu exatamente como na versão de 1995, consagrada pela atriz Itatí Cantoral.
TRAMA & PRIMEIRAS IMPRESSÕES
(CONTÉM SPOILERS!)
Esta nova versão de Los Ricos está muito mais baseada na primeira, de 1979, tanto que até os nomes dos personagens são os mesmos, com exceção da vilã. Pela amostra da semana de estreia já dá para saber que teremos uma trama mais ágil e moderna e sem os exageros típicos de outras épocas das novelas da Televisa. A escolha do produtor Carlos Bardasano para tocar o projeto é prova disso já que ele mandou muito bem em Si Nos Dejan, recém terminada no México. Que bom! Estava mesmo na hora de a Televisa buscar outra forma de fazer novela, com a mão menos carregada nas tintas do exagero, porém mantendo o espírito do velho e bom folhetim.
Um dos pontos positivos dos primeiros minutos do capítulo de estreia foi o paralelo de cenas que fizeram entre a vida do mocinho Luis Alberto Salvatierra e a vida da humilde mocinha Mariana, cada um por seu lado enfrentando seus perrengues, mostrando que sim, até o galã rico e bonito tem seus problemas porque, afinal, Os Ricos Também Choram 😉
E esse riquinho tem motivo pra chorar, viu! Ainda criança o irmão dele morreu afogado enquanto os pais estavam dando uma festa num iate. Luis Alberto se culpa até hoje, já adulto, por não ter evitado o acidente do irmão e o pai ainda lança o dedo na ferida sempre que pode... vai entender! Daí não é de se estranhar que Luis Alberto tenha uma relação complicada e distante com o próprio pai, que acabou se separando da mãe dele e se casando de novo com Daniela (Alejandra Barros), que já tinha um filho de outro relacionamento, Santiago, que vira motivo de comparação com o galã. Como se isso tudo não bastasse, Luis Alberto ainda se torna um sujeito viciado em jogo. Mariana entra aí como a mulher que vai mudar a vida dele em todos os sentidos e, ao ser ajudada por Don Alberto, o pai do rapaz, na verdade será ela quem vai ajudar muito a família Salvatierra.
Algumas inserções de flashbacks muito bem colocados vão nos dando as informações necessárias para entendermos melhor o passado e porque as relações de certos personagens são como são ou mesmo porque determinados personagens agem da forma que agem.
A nova Soraya Montenegro por enquanto não me agradou muito. Espero que com o andar dos capítulos a intérprete vá se encontrando melhor na personagem. Felizmente tudo indica que não vão tentar imitar a icônica vilã imortalizada pela Itatí Cantoral, o que é o mais acertado a fazer! Que a direção oriente a artista a fazer do seu próprio jeito, mas dando os toques necessários para passar o nível digno de malignidade da personagem.
Fabiola Guajardo tem a missão de fazer uma Soraya diferente
e ao mesmo tempo que seja lembrada pelo público
A Soraya de Maria do Bairro tinha um toque de histeria que cabia muito bem naquele momento e no tipo de teledramaturgia que a Televisa fazia nos anos 90. Não à toa ela virou memes que correm até hoje pela internet! Agora, no entanto, a coisa mudou um pouco nas produções da emissora mexicana, e é até por ser um remake do produtor Carlos Bardasano que Los Ricos También Lloran 2022 deve naturalizar mais as interpretações, inclusive da vilãzona.
A escolha de Claudia Martín para viver a protagonista foi arriscada pelo mesmo motivo da vilã icônica Soraya: qualquer atriz que fosse chamada para o papel da protagonista também correria o risco de comparação com suas intérpretes anteriores, as consagradas e aclamadas Verónica Castro e Thalía... difícil, né?! Ainda assim, esperava-se que fosse escalada uma atriz com currículo mais experimentado. Só que quem viu o primeiro capítulo sem qualquer preconceito, de boa mesmo, conseguiu não cair na esparrela das comparações desnecessárias e entender a dinâmica do atual remake.
Eu até esperava que a Claudia Martín estivesse mais engessada por não ser uma atriz tão experiente assim, só que me surpreendi positivamente com ela nesse papel. Claudia não está ruim, pode não estar estupenda, mas acho que ela encontrou sua Mariana e, como ainda tem um longo caminho a ser percorrido na trajetória da personagem, os meses que estão por vir darão espaço para que ela cresça ainda mais em cena. Até aqui constatamos o esforço da atriz e uma boa orientação da direção, o que nos faz confiar que ela dará conta do papel.
Já Sebastián Rulli só não está com a imagem mais saturada do que o Gabriel Soto nas produções da Televisa, coitado! 🤦 Entra novela, sai novela e lá estão eles. Os dois precisavam de um descanso urgente de pelo menos um ano! Mas, enfim, a escolha do Sebastián para esse remake só ficou aceitável porque não foi para fazer par DE NOVO com a Angelique Boyer! 😵 Nada contra eles, mas é questão de descansar a imagem mesmo, chega de fazerem casal nos próximos anos ✋
Justamente por essa saturação de estar fazendo obras consecutivas sem intervalo para descanso/renovação que não gostei muito quando soube da escolha do Rulli para esse remake. Depois de ver o primeiro capítulo ainda fiquei com o pé atrás por terem escolhido ele para essa primeira fase da história já que a idade do personagem não casa com a do intérprete mesmo o Sebastián parecendo mais jovem do que realmente é. O fato é que o protagonista masculino de Los Ricos También Lloran 2022 evidentemente pedia um ator bem mais novo.
Nesse quesito a Claudia Martín acho até que passa melhor por uma mocinha de uns 20 e poucos anos... e quando houver o avanço de tempo na trama, ela também vai convencer com uma boa mudança na maquiagem e cabelo. Já o Rulli na segunda fase, aí sim deve casar mais com a imagem do personagem Luis Alberto. Mas idades à parte, passada a primeira semana da novela já me acostumei com ele nesse papel e ele está mandando bem.
(O que não me acostumo é a ver como a maioria dos elencos de hoje em dia aparece com cara de borracha, vamos maneirar na harmonização, minha gente! 😬)
Difícil mesmo é ver a atriz que acabou de fazer uma policial durona em Si Nos Dejan agora no papel de melhor amiga da mocinha de Los Ricos También Lloran como uma jovem universitária que saiu (?) ontem da adolescência 😅 Me ajuda a te ajudar, Televisa!
O REMAKE DE 2022 E AS HOMENAGENS
ÀS VERSÕES ANTERIORES
O tema de abertura do remake de 2022, "Me Reviviste Tú", é um dueto cantado por Lucero e Cristian Castro, filho da atriz Verónica Castro que foi a primeira protagonista na versão de 1979. E assim encontraram uma forma de homenagear aquela que já foi a rainha das novelas mexicanas e que primeiro emprestou seu rosto e seu talento para dar vida à essa história na tv.
🎬🎶
Outra homenagem veio numa forma fofa e engraçada: a protagonista de Los Ricos También Lloran 2022 tem um amiguinho de quatro patas batizado de Pulguento! Segundo a própria personagem esclarece numa das cenas do primeiro capítulo, o pet se chama assim porque a madrinha dela era fã de Marimar 😂 Uma referência maravilhosa homenageando uma das famosas novelas de Thalía que foi a segunda intérprete da mocinha no remake dos anos 1990, Maria do Bairro! 🔊
Comentários
Postar um comentário