VEM AÍ: Cauã Reymond em O Usurpador (contracenando com a ex)!

A Rede Globo já está anunciando sua nova novela das 21h - a primeira inédita de horário nobre depois de muito tempo! 

E o que esperar desta nova novela global? Bom, o que se sabe até o momento é que o enredo gira em torno de dois irmãos gêmeos interpretados por Cauã Reymond; eles são separados ainda pequenos, sendo que um continua pobre e o outro é adotado por uma família rica, um não sabe da existência do outro até que, em algum momento, eles se encontram e o pobre vai tomar o lugar do rico... 


Opa! Não, pera... 😆


Ah, agora sim! 😁



SINOPSE: Em Goiânia, os irmãos gêmeos Christian e Christofer, ao nascerem, perdem a mãe no parto e são separados prestes a completarem um ano de idade. Christofer é adotado por um casal do Rio de Janeiro e Christian é encaminhado pelo pai, sem recursos, a um abrigo. Assim, o primeiro, rebatizado como Renato pelos pais adotivos, e o segundo, crescem em realidades opostas, sem saber da existência um do outro.

Os caminhos dos irmãos convergem quando os dois completam dezoito anos. Ao se despedir no leito de morte do homem que sempre acreditou ser seu pai, Renato descobre sua verdadeira origem, assim como a existência do irmão gêmeo de quem foi separado. Revoltado, confronta a mãe adotiva Elenice, que mente ao filho, dizendo que seu irmão e o pai biológico estão mortos. Concomitantemente, Christian, que adulto é obrigado a deixar o abrigo para menores onde cresceu, em Goiânia, também descobre ter sido separado do irmão.

Bom, esta é só a parte introdutória da história como se encontra na Wikipédia - quem tiver coragem e/ou vontade para ler completo, só clicar aqui - mas o enredo é um verdadeiro rocambole, e para encurtar vamos resumir: 

O gêmeo Christian vai para o Rio de Janeiro tentar encontrar seu irmão. Paralelamente, o gêmeo rico, Renato, depois de descobrir que sua vida era uma mentira, viaja para a Europa com a intenção de não voltar mais. 

Dez anos se passam e Christian, tendo desistido de buscar o gêmeo rico, conhece Lara, personagem interpretada por Andreia Horta, com quem ele planeja se casar. Só que para ajudar um amigo com quem cresceu no abrigo para menores, Christian se envolve com o crime para tentar levantar uma grana, fica com uma dívida e é ameaçado de morte. Seu plano de fuga com a namorada Lara dá errado porque ele finalmente encontra o irmão gêmeo que voltou para o Brasil.


Paolo e Paulino, não pera... Christian e Renato! 😁

O gêmeo rico, Renato, decide ajudar o irmão pobre com a dívida, mas acaba sendo confundido com ele e é morto por traficas. Nisso, o Christian vai até a casa do irmão assassinado e lá é confundido por todos, do porteiro à namorada dele - interpretada pela ex real do Cauã, a atriz Alinne Moraes - com o Renato e ele vai se aproveitar disso para tomar o lugar e a vida de Renato... e enquanto isso a namorada que ele deixou para trás, a Lara, vai acreditar que foi ele quem morreu assassinado. 
UFA! 😅

Abaixo seguem duas das chamadas da novela  👇



Cheguei a ver todas as chamadas que saíram, mas as duas aí de cima são realmente as melhores na minha opinião. Outros núcleos e subtramas não me atraíram. Talvez o que mais atraia o público num primeiro momento seja mesmo a trama dos gêmeos que trocam de lugar - é um clichê CLÁSSICO e que todo noveleiro que se preza gosta! Não é à toa que grandes sucessos da teledramaturgia com esse mote são lembrados até hoje.


Só que o sucesso de uma novela não depende só do tema escolhido, mas da forma como ele será desenvolvido, e as telenovelas mais famosas que envolveram gêmeos como seus protagonistas souberam fazer isso e muito bem. Resta saber se a autora de Um Lugar Ao Sol e sua pá de colaboradores saberão escrever e desenvolver a sua versão de gêmeos que trocam de lugar tão bem quanto. 

Além desse mote de irmãos gêmeos separados que se reencontram e um assume a identidade do outro, mais uma coisa que deve atrair o público num primeiro momento será a curiosidade em ver Cauã Reymond contracenando e como par romântico da sua ex-namorada da vida real, Alinne Morares...


E tudo bem, tudo certo, eles são muito bem resolvidos e profissionais, gente diferenciada como são todos os artistas do mundo, já sabemos, já sabemos! 😏 MAS para boa parte do público em geral, composto de meros mortais que geralmente não se tornam amiguinhos de seus ex, isso vai gerar uma curiosidade boa capaz de atrair audiência... num primeiro momento, claro!


Cauã e Alinne nos bastidores de Um Lugar ao Sol

Manter o público interessado e acompanhando uma trama por meses não é tarefa fácil e que se consiga só por um ou outro elemento, é preciso que a história em si atraia e se sustente ao longo dos capítulos. E ultimamente a Globo anda elegendo tramas muito "cabeça", vamos dizer assim, para o horário das 21h, o que tem gerado retorno abaixo do esperado pela emissora - basta ver o que foi de Amor de Mãe, mesmo tirando a pandemia da equação, pois muito antes disso a novela já andava mal das pernas em termos de audiência. 

Um Lugar ao Sol é escrita por Lícia Manzo, autora de "novelas-cabeça" como A Vida da Gente (2011-2012) e Sete Vidas (2015). Agora resta saber se o seu estilo de narrativa, que foi bem recebido no horário das 18h, vai emplacar no horário nobre. 




Isto porque o público das 21h não está acostumado a tramas que exploram de uma forma mais lenta e até mais profunda a alma humana, ou que tragam temas por demais reflexivos/filosóficos. O público desse horário gosta mesmo é de um bom circo como foi A Dona do Pedaço (2019), o último grande sucesso global de horário nobre. 


Maria da Paz & Cia serviram o tipo de entretenimento que o povo adora!

E não adianta tentar reinventar demais a roda porque desde sempre, mesmo com a modernidade nas narrativas, o que o público de massa - justamente o público desse horário - gosta de ver são coisas que estão presentes em todo bom folhetim clássico: mocinhos dando a volta por cima e vencendo na vida (que hoje em dia não podem ser meros bobocas), vilões icônicos e bem definidos, um casal pelo qual torcer, um bom drama que vai conduzir boa parte da trama... enfim, o povão vai querer mais é ver o velho e bom clichê do gêmeo bom versus o gêmeo mau, ainda que não seja óbvio assim, mas vai querer vê-los se enfrentarem em algum ponto da história.

Como a proposta de Um Lugar ao Sol é meio rocambolesca e pretende discutir assuntos mais filosóficos, talvez estes venham a ser seu calcanhar de Aquiles. No entanto, se mais para a frente revelarem que o gêmeo assassinado na verdade não morreu e apostarem num futuro confronto entre os gêmeos, isto é o tipo de coisa capaz de gerar audiência e repercussão de público de massa. Fica a dica, de nada!

Outra coisa que fatalmente irá acontecer serão as comparações. Como fizemos aqui em tom de brincadeira, é inevitável e até natural que as pessoas recordem outras novelas famosas que envolveram gêmeos como tema principal. E isso não necessariamente pesa contra Um Lugar Ao Sol, pelo contrário - embora a autora já tenha sentido a necessidade de se defender dessas comparações antes mesmo de a novela estrear...




Fica claro para quem viu as chamadas de Um Lugar ao Sol e/ou leu as notícias e sinopse (como yo!) que a trama NÃO é uma cópia de novelas de gêmeos como O Outro ou mesmo A Usurpadora. Mas não se pode dizer que de alguma forma ou de outra essas tramas que ficaram no inconsciente coletivo não serviram nem de um décimo de inspiração para outras que vieram depois. 

E no caso específico de A Usurpadora, que originalmente foi escrita como radionovela cubana de mil novecentos e bolinha, essa história de gêmeas separadas e que se reencontram e trocam de vida deu origem a várias adaptações e remakes televisivos, servindo de fonte de inspiração para autores ao redor do mundo ao longo do tempo. Não é demérito nem vergonha nenhuma admitir isso. 

Aliás, não faz mal nenhum para qualquer autor de novela dizer que, em alguma medida, ainda que pequena, inspirou-se, sim, em alguma outra trama que veio antes. Afinal, a inspiração é uma espécie de homenagem e talvez assumir isso atrairia mais público, só que, infelizmente, ainda existe um preconceito, especialmente quando se trata de novelas latinas, no meio global - APESAR DE HOJE EM DIA O GLOBOPLAY OFERECER NOVELAS MEXICANAS EM SEU CATÁLOGO E APESAR DE HÁ MUITOS ANOS ALGUNS AUTORES GLOBAIS TEREM NITIDAMENTE SE INSPIRADO EM ESTILOS E VILÃS MEXICANAS ICÔNICAS MAS NÃO ADMITEM ISSO NEM A PAU! Só que o publico não pode ser tomado por idiota, e quem é noveleiro raiz e ainda por cima acompanha diferentes tipos de novela, não só as globais, sabe muito bem detectar as tintas de inspiração aqui e ali e não é de hoje 😉


 

 
Bem, mas voltando a Um Lugar Ao Sol, a história de Lícia Manzo é original e se propõe a ser diferente de tudo que você já viu por aí... talvez nem tanto, mas ok. Ela terá seus méritos com certeza, dá para perceber que empenho e vontade de se destacar neste sentido, como algo bem original e diferente, não faltaram. O perigo é só se perder nessa sanha de ser muito diferentona, armadilha que já pegou muito autor bom por aí 👀 Fica a dica 2, de nada!


Particularmente, achei confuso e entediante o início da trama de Um Lugar Ao Sol, mas vamos ver como isso vai se desenrolar na tela, que é o que interessa. No mais, como falei, vi todas as chamadas que saíram até agora e a novela em si não me atraiu, APESAR do plot dos gêmeos que é um dos clichês que eu mais adoro! 

Mesmo assim, as prévias das chamadas não conseguiram me fisgar, as tramas paralelas me pareceram desinteressantes, não curti os casais que vão se formar e, no mais, em algumas cenas me senti voltando aos tempos de A Favorita com a atuação do Cauã, algo que me incomodou bastante. Sem falar na caracterização do que deve ser a primeira fase com ele de peruca 😳


😅

Pra piorar, a novela vai estrear toda gravada, com finais alternativos que ficarão guardados até a reta final. Claramente irão escolher o que se conformar melhor à repercussão junto ao público sobre o triângulo amoroso principal da trama no famoso "Com Quem Fulano Deve Ficar" que já é uma fórmula batida, mas ok.

Vou dar uma chance quando a novela estrear para não dizer que julguei o livro pela capa. Mas, geralmente quando tenho esse tipo de feeling a coisa costuma se confirmar e a história não me pega mesmo. Mas vai que desta vez estou errada? Veremos! 💁

As fichas foram jogadas numa aposta arrojada pela equipe e boa sorte aos envolvidos. 

Lab Girl 

Estou no twitter em @_LabGirl_


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review - Fatmagul: O Grande Final

O SALDO FINAL DE KALP YARASI (Coração Ferido) 💔🩹

Review Fatmagul - Emoções Finais