REVIEW: Kalp Yarası Episódio 20
Desta vez não quis vir com os highlights porque o último episódio de Kalp Yarası merece umas observações mais profundas... então, vamos de review!
DO SONHO AO PESADELO
Começamos com uma cena de conforto para os nossos corações depois dos fragmans assustadores que soltaram durante a outra semana... mas aí restava saber se a cena era real mesmo ou mais um sonho 🤔
Na cena final do episódio passado, Ayşe estava se sentindo muito mal e ligou para o Ferit, mas ele não atendeu, ocupado que estava invadindo o trailer do Mirza e procurando informações a respeito do esquisitão. E foi justamente esse sujeito que, telefonando para a Ayşe, soube que ela estava passando mal e correu para a casa dela ver o que estava acontecendo.
Chegando lá e encontrando Ayşe desmaiada, Mirza arrombou a porta e saiu carregando nossa protagonista para o carro a fim de levá-la ao hospital...
...mas o Ferit chegou bem na hora e quando viu a cena, sem entender nada, foi logo atacando o Mirza. Ainda bem que no meio do desespero o esquisitão conseguiu fazer o cabeça quente entender que Ayşe tinha que ser levada logo para o hospital, e, deixando a fight pra outra hora, Ferit entrou no carro junto com a mulher e lá se foram todos juntos!
E logo a família do Ferit foi sabendo o que aconteceu e todo mundo ficando preocupado com o bebê, claro! Assim que tia Vedia ligou para o sobrinho e ele contou que estava com a esposa no hospital, Vedia foi correndo pra lá.
Enquanto isso, sem sequer sonhar que a vida do neto estava em perigo, a Azade tava de vigília com o motorista na porta do hotel onde a Saadet se hospedou e Adnan foi vê-la. E ele não foi só ver a falsa enfermeira, não, ele foi consumar o ato mesmo... tá bom?! 😏 O velho ainda dá no couro!
A safada da Saadet tá sabendo mexer as cordas direitinho, os pontos fracos onde atacar o Adnan falando sobre ele ter vivido um casamento sem amor, toda compreensiva e dizendo que apenas viver momentos especiais com ele basta para ela, que não quer destruir sua família... 🙄 vamos combinar que já está em frangalhos essa família, né, mas ok!
Enquanto o Adnan foi ao banheiro, a Saadet tirou o frasco de medicamento do paletó dele e mandou mensagem para o patrãozinho Yaman informando que tudo estava andando conforme o planejado.
Sem aguentar mais só na espera, a Azade resolveu entrar no hotel pra dar o flagra no marido. Só que antes que ela subisse as escadas, recebeu um telefonema da Leman informando a situação da Ayşe e aí a matriarca opressora deixou o teste de fidelidade pra lá e foi correndo para o hospital.
FERIT EM DESESPERO
E como a condição da Ayşe é crítica por conta do envenenamento que ela sofreu, ela foi levada para os cuidados intensivos, deixando Ferit ainda mais desesperado do que já estava. O Mirza ainda tentou acalmá-lo, e logo depois vimos que o esquisitão foi falar ao telefone com o avô manda-chuva sobre a condição da Ayşe, que, pelo que ele disse, prejudica a todos eles também. Foi quando o Ferit invadiu a sala onde Mirza estava e lembrou de pedir satisfações sobre o que ele estava fazendo na sua casa - lembra que Ferit chegou em casa bem na hora que o sujeito estava carregando a Ayşe para dentro do carro?
Pois é, faz sentido o homem estar desconfiado agora, já que quando ele saiu de casa cedo estava tudo bem, deixou a esposa dormindo e quando voltou ela estava desmaiada sendo carregada porta afora pelo Mirza. E agora sabendo que Ayşe foi envenenada, o Ferit com toda razão quer saber como isso foi possível, como foi que aconteceu e quem foi o responsável.
Mesmo com as respostas do Mirza, o Ferit ainda ficou com sangue nos olhos e desconfiadíssimo, tanto que ameaçou o cara diretamente dizendo que se ele tiver feito algo com a Ayşe vai dar cabo dele com as próprias mãos. Mas já sabemos quem foi, então dessa o Mirza se livra!
CONFORTO FAMILIAR
Um ponto alto foi ver as mulheres Sancakzade chegando praticamente ao mesmo tempo no hospital, assim Ferit não teve que ficar sozinho com os pensamentos dele. Até Mama Azeda apareceu e confesso que gostei de vê-la dizendo ao filho para ser forte pelo bebê e pela Ayşe. Mesmo a relação deles de mãe e filho estremecida e ele não querendo muito papo com Azade, com certeza foi importante para o Ferit receber essa força da mãe dele, afinal, ela própria é uma fortaleza e se tem algo de positivo nessa característica dela é ser assim nesses momentos, inclusive.
O reencontro do Ferit com o irmão Sinan na porta do hospital também foi muito importante e bem significativo, já que eles sempre foram muito unidos. No começo Ferit estava bem arredio, mandou o irmão ir embora e que levasse todo mundo com ele, mas o Sinan insistiu, entendendo o momento do caçula, e, com paciência e as palavras certas, conseguiu chegar ao coração do homem. E que cena boa! Digna de 5 ⭐!
O problema é que a maldita que a Hande contratou para envenenar a Ayşe tava lá, fazendo plantão na porta do hospital também... aff!!!
PAUSA PARA ESPUMAR DE RAIVA DA HANDE 💣💥
A esta altura nem dá para descrever a raiva que estou da Hande, essa lacraia dos infernos! 😡 Como ainda deixam essa mulher livre, leve e solta, nem o tratamento psiquiátrico ela tá fazendo mais! É um absurdo total, e enquanto isso ela vai botando fogo no mundo sem ninguém perceber, ou quando percebem não fazem nada como é o caso dos próprios pais dela! Já deviam ter dado um jeito de mandar a filha pra longe, se internar numa dessas clínicas de alto luxo que o dinheiro deles podia pagar... e nem adianta dizer que Hande é maior de idade porque ela já tentou se matar (ou pelo menos convenceu todo mundo que foi isso) e já botou fogo na casa da Ayşe e isso a Azade bem sabe porque viu ela lá no dia do incêndio! Então ameaças vazias não contam, a matriarca Sancakzade devia era ter mandado o caso para a polícia quando era tempo!
UFA! Feito esse desabafo sobre a Hande, voltamos à review 😌
LUTANDO PELA VIDA
Voltamos ao hospital com Ayşe lutando pela vida, sua e do bebê, e logo temos a comprovação de que a cena mostrada antes da abertura era um sonho mesmo... 😞 ela estava sonhando com a sua pequena família que ela tanto queria formar com o Ferit e essa criança...
E vou falar: como escolheram bem o bebezinho para essa cena, a criança parece mesmo filha do Ferit, olha esse cabelo de papai, gente 😍😊
ADNAN TEM UM PIRIPAQUE
E enquanto isso, o velho Adnan tava se refestelando lá no hotel com a amante num café da manhã farto até que começou a passar mal e estava sem o remédio (que a pilantra tirou do paletó dele e escondeu)... era só o que faltava, já não bastasse a Ayşe no hospital agora vem esse velho também ter um piripaque bem na hora mais inapropriada pra família dele, aff! Tudo porque não conseguiu manter as calças no lugar 😒 E a Saadet vendo que o homem tava tendo um treco e só fingindo que iria ajudar, mas que mulher cínica!
DE VOLTA AO HOSPITAL
Quando Ayşe acordou e viu Ferit ao lado dela, a pobrezinha começou a misturar sonho com realidade e disse que tinha sonhado com a filha deles, que seria uma menina e que o quarto estava pronto, então que Ferit tinha que ir logo pra casa começar a preparar o quartinho. Vendo a esposa naquela condição ele não quis deixá-la ansiosa e prometeu que faria isso. Ele não só prometeu como deixou o hospital e saiu direto para cumprir a promessa. Nem teve quem conseguisse acalmar o homem ou fazê-lo esperar um pouco, ele foi decidido a cumprir a missão.
Bem quando Ferit deixou o hospital, a comparsa da Hande tava lá, vestida de enfermeira para aprontar mais alguma... misericórdia! 😩 Eu não aguento mais a Hande, por que raios você teve que salvar a vida dessa demônia, Ayşe?! Agora você vai pagar com lágrimas e sangue essa sua boa ação 😰
Enquanto isso, o Mirza discutia com uma colega sobre a substância que envenenou a Ayşe e que terão que esperar os resultados dos exames laboratoriais para terem certeza do que se trata. Quanto ao bebê, já ficamos sabendo aí que era pra desistir, não seria possível salvar os dois 😟💔
AZADE VERSUS ADNAN
A Azade, que não queria arredar um pezinho do hospital, acabou tendo que sair quando a lambisgoia da Saadet ligou avisando que o Adnan tava arriado na cama de hotel onde eles se encontraram. Ah, a humilhação! Dona Azeda teve que terminar o que ia começando mais cedo, antes de ser chamada ao hospital, e deu de cara com a cena no quarto de hotel: a cama desfeita, a bandeja de café da manhã, Adnan lá deitado com a camisa aberta... tudo bem que isso foi armado pela Saadet que fez questão de receber a Azade de camisolinha pra não deixar margem à dúvida sobre o que aconteceu ali 🤘💁
E aí descobrimos que a enfermeira fake botou um remedinho no café do Adnan pra que ele caísse no sono, e o homem só acordou quando a Azade entrou botando ordem na bagunça e mandando ele levantar 😂 O piripaque era só leseira mesmo!
Além de ter levado umas bordoadas verbais da Azeda no quarto de hotel, chegando em casa Adnan ainda teve que encarar uma D.R. brava!
Azade pode ter todos os defeitos, mas esse Adnan também não honra as calças que veste, já era para ter se divorciado dela há muitos anos! Sem essa de que os filhos que os mantêm nesse casamento de fachada, esses filhos já são dois homens adultos e a única neta deles tá quase chegando a maioridade, então essa desculpa não cola. Ele sempre foi um acomodado, largou um amor de verdade para se casar por interesse e ainda não assumiu o filho que teve fora do casamento, então Adnan é outro que só está colhendo o que plantou e agora na terceira idade quer se dar ao luxo de ter uma aventura extraconjugal com a sósia do falecido amor de sua vida... ah, vá te catar, homem! 😒
ENQUANTO ISSO, NO HOSPITAL...
No momento em que ficou apenas a Müge sentada do lado de fora do quarto da Ayşe à espera de notícias, a pilantra que Hande contratou fez seu movimento e entrou lá para mostrar à desgraçada que a rival estava nas últimas...
Se tem como odiar mais uma vilã de série eu ainda não descobri! Uma sádica, cínica, completamente despirocada feito a Hande desperta os meus piores sentimentos como telespectadora! Já passou dos limites, a escrita desse personagem precisa urgentemente de uma virada porque não dá pra suportar mais uma bandida dessas só se dando bem! 😠😖😫
E o Mirza quase pegou a comparsa dela disfarçada de enfermeira, foi por muito pouco! Pelo menos ele viu o telefone celular dela ligado e o nome da Hande... mas deu bobeira, hein, Mirza?!
ENQUANTO UNS FAZEM AS PAZES, OUTROS SE DESENTENDEM
Ferit, com a ajuda do Sinan, terminou de organizar o quartinho do baby e os dois tiveram mais um momento de irmãos, podendo se desculpar e desabafar sobre as diferenças que nessas horas se transformam em nada e nos fazem perceber como fomos estúpidos de não estarmos próximos de quem amamos.
E enquanto alguns entes queridos se reconectavam, outros iam se estranhando graças à intervenção da Hande com suas chantagens emocionais em que só o pato do Yaman cai! A bandida fez uma saída estratégica da casa dele e de Betül, mas a sementinha da discórdia que já tinha começado a germinar por ali começou mesmo a criar raízes.
Com direito a bilhetinho dizendo como se arrepende por ter aberto mão de um amor como o dele e não ter conseguido dormir ali na noite passada sabendo que ele estava nos braços da amiga, e se fazendo de incompreendida e abandonada por conta dos ciúmes da Betül, a Hande fez mais um ponto no seu jogo maligno.
Lá na mansão Sancakzade as coisas também não iam andando bem, a Azade trancou Adnan no quarto e chamou a Saadet para uma conversa, mais precisamente para comprar a mulher que ela descobriu que não é enfermeira coisa nenhuma.
Oferecendo uma bolada para a Saadet largar o Adnan chupando o dedo, Azade conseguiu atrair a interesseira com a promessa de, em troca do dinheiro e no momento certo, ela prestar um favorzinho para a matriarca Sacankzade. E era óbvio que a enfermeira fake ia crescer o olho no pacotão de liras turcas que certamente valem muito mais do que aquilo que o Yaman está pagando pra ela aturar o velho do Adnan.
A DIFÍCIL DECISÃO DE FERIT 😢
E depois do quartinho do bebê todo prontinho, arrumadinho e de Ferit ter conseguido mostrar por vídeo chamada para Ayşe, ela teve uma piora no quadro e ele teve que voltar correndo ao hospital para tomar a decisão mais difícil da sua vida. Como os médicos informaram que a recuperação da Ayşe estava sendo dificultada pela gestação, então Ferit teria que autorizar a sua interrupção.
Uma situação extremamente difícil para qualquer pai, porém a gente entende que entre a vida da mãe e do filho que ainda estava nos primeiros estágios de formação, o pai escolheria a vida da esposa... por mais traumática que seja tal experiência, ainda existe a possibilidade de eles terem outros filhos depois, ao passo que se a intervenção não ocorresse muito provavelmente não se salvaria nem a Ayşe e nem a criança.
A forma como eles fizeram isso foi bem dolorosa, mostrando a Ayşe sendo levada para o bloco cirúrgico enquanto sonhava com Ferit e a filha e, de repente, a luz do quartinho da bebê se apaga e o Ferit e a neném desaparecem... vemos Ayşe entrar em pânico chamando pelo marido, ouvimos o choro da criança enquanto Ayşe procura pelo bebê no berço vazio e o grito de dor e desespero da mãe que não tem mais seu filho... ai! Foi pra cortar o coração da audiência mesmo 😭
MIRZA SABE O QUE FERIT FEZ NO VERÃO PASSADO...
E não contavam com a astúcia do Mirza que instalou câmeras no trailer dele e viu que o Ferit andou fuçando sua casa sobre rodas.
E nosso corninho favorito estava só guardando uma foto da Ayşe bebezinha que encontrou nas coisas do Mirza pra esfregar na cara dele quando o momento chegasse e exigir respostas.
É, mas deu ruim porque Ayşe tava recebendo alta naquele dia e ouviu Ferit gritando com o doutor Mirza e agarrando o cara pelo colarinho.
Deram uma desculpa qualquer e o assunto foi esquecido, a família foi andando para a mansão Sancakzade onde todo mundo já sabia da notícia sobre a não-gravidez da Ayşe... menos a Ayşe. Foram deixando a menina sonhar até que Ferit subiu com ela para o quarto antigo do casal e teve a oportunidade de dar a difícil notícia. Mas, antes disso, eles ainda tiveram um breve momento de paz juntinhos...
ENQUANTO ISSO, AZADE PEDE O DIVÓRCIO A ADNAN...
E Azade teve mais culhão que o Adnan e pediu o divórcio! Claro que ele não concordou com os termos dela que o deixavam sem nada - do jeitinho que ele entrou no casamento, vale dizer.
Aí vimos por flashback que a proposta da Azade para a Saadet era que ela fosse testemunha da infidelidade do Adnan em juízo, mas a enfermeira fake foi mais esperta e fez uma contraproposta à Azade, vendendo um vídeo que ela gravou do Adnan com ela no quarto de hotel. De 200 mil pra 5 milhões... 🤑💰🔥 dona Azeda pagou caro demais por esse vídeo, na minha opinião!
...E O YAMAN CAI NO GOLPE DA HANDE!
E já que o papo é traição, Yaman se aproveitou que a Betül viajou para Istambul para uma entrevista de trabalho pra cair em tentação com a Hande 👀
Aliás, essa entrevista de emprego da Betül foi encomendada pela Hande com um conhecido que trabalha lá na tal empresa... misericórdia, essa cobra não é fácil e não dá ponto sem nó! 🐍
A NOTÍCIA DOLOROSA E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Voltando lá no quarto de Ferit e Ayşe na mansão Sancakzade, o nosso casal teve o que deve ter sido o momento mais doloroso de sua vida a dois... e Ayşe finalmente soube que perdeu o bebê.
A reação dela foi de cortar o coração (e os tímpanos), mas totalmente compreensível... coitadinha, saiu do hospital acalentando um sonho e, de um minuto para o outro, ela descobre que esse sonho não existe mais, virou pesadelo... pior do que isso, porque de um pesadelo ela ainda poderia acordar, simplesmente virou dor... dor, dor e mais dor!
Se bem entendemos o lado do Ferit sobre a difícil decisão que coube a ele tomar para salvar a vida da mulher interrompendo a do filho, por outro lado também é super compreensível a reação intempestiva da Ayşe quando soube que não teria mais o bebê. Ela num dia estava grávida, sentindo todas as emoções e a ligação umbilical com seu bebê e, no outro, quando acorda, ela fica sabendo que já não existe vida dentro dela... não surpreende que ela tenha reagido da forma que reagiu, a cabeça, os hormônios dela ainda estão alterados! Além disso, vamos relembrar tudo o que essa mulher já passou desde o começo da série, gente... ~só recentemente~ ela foi parar atrás da grades por um crime que não cometeu e logo depois quase morreu queimada!
Não dá pra ficar culpando a Ayşe por esse ataque de fúria contra o Ferit e que, na verdade, nem era contra ele realmente, mas contra as injustiças que ela vem sofrendo uma atrás da outra e tudo se misturou com a raiva acumulada. Ferit foi só o alvo que estava no meio do caminho, quando a poeira baixar ela vai conseguir voltar a si e pensar melhor em tudo que aconteceu.
Num primeiro momento ela precisa mesmo extravasar de algum jeito, colocar toda essa raiva e revolta pra fora, mesmo que seja descontando no marido... ela ainda não consegue pensar que ele também está sofrendo e que a decisão de interromper a gestação foi muito difícil para ele (aliás, pelo que entendi ela nem soube ainda que ele teve que tomar essa decisão), afinal de contas ainda que Ferit esteja sofrendo muito, quem estava sentindo diretamente no próprio corpo essa gravidez era a Ayşe, os hormônios alterados e as emoções à flor da pele ainda estão com ela, então dá para entender o lado dela também.
Depois do ataque de fúria, Ayşe pegou o carro e saiu feito doida, deixando Ferit e todos nós loucos de preocupação! Ele ainda foi atrás dela, mas pelo visto não conseguiu alcançar porque de repente vemos que já é de noite e ela está andando sozinha numa rua quase deserta, descalça...
...e aí corta para a fase mais sinistra desta série: Ayşe aparece desacordada numa maca e Mirza recebe a ordem de fazer uma intervenção cirúrgica nela imediatamente...
O avô dele quer tirar algum órgão dela, só pode ser isso! E o velho tá pouco se importando se ela vai sobreviver - falou isso com todas as letras mesmo com o Mirza alertando que ela ainda está fraca para passar por um procedimento desses.
Olha, eu só queria saber em que fonte batizada com cachaça esses roteiristas foram beber pra escreverem um plot desses... 😵 Coragem, viu! Kalp Yarası tá indo por um rumo muito bizarro e eu não quero acreditar que seja tudo apelação pra subir a audiência... não é possível!
Pessoalmente, achei que perderam um pouco a mão e exageraram na dose. Ainda é cedo para saber se esse rumo vai estragar ou não a série, mas a depender do que virá no próximo episódio saberemos a resposta. Espero mesmo que não se percam e que esse plot totalmente maluco e bizarro e sem sentido não atrapalhe a história.
Minha opinião aqui, acredito eu que seja impopular entre os fãs ardorosos de Kalp Yarası, mas entendo que já esteja na altura de irem pensando em finalizar a série. Ainda dá tempo de concluírem a trama de forma digna, dando um desfecho bem feito e que vai deixar mais saudade do que revolta no público.
Até agora já vi vários comentários de gente que está cansando de KY pelo excesso de drama e tragédia e também pela Hande que só tem se dado bem a cada episódio que passa. Dá para entender que ao longo dos meses a audiência vá se cansando dessas coisas que se tornam até repetitivas, e se o público que acompanha daqui já anda se sentindo assim, dá para entender mais ainda porque a audiência turca tem caído... afinal, a história de KY não tem conseguido prender a atenção do público local com esse tipo de coisa e lá eles ainda contam com várias outras opções de séries no cardápio em exibição no mesmo dia e horário.
Vamos aguardar mais um pouco e torcer para que os roteiristas de KY recuperem o bom senso e não percam (mais!) a mão nessa trama rocambolesca que inventaram. É melhor uma série concisa, de qualidade, do que uma que vai se arrastando por vários episódios sem acrescentar nada, pelo contrário, só testando a paciência do seu público cativo. Quando isso começa a acontecer, é sinal de que já é hora de pensar em parar.
Que tenhamos um episódio melhor na próxima semana e alguma reviravolta que coloque tudo nos eixos novamente. Boa sorte para nós!
Lab Girl ✍
Estou no twitter em @_LabGirl_
Comentários
Postar um comentário