REVIEW DE ESTREIA: Benim Hayatım
Vimos o episódio de estreia da nova série turca Benim Hayatım e contamos aqui nossas impressões e o que você precisa saber caso tenha interesse em acompanhar... ou caso queira motivos para não fazer isso 😂 Segue abaixo:
Benim Hayatım
(Minha Vida)
SINOPSE: Uma jovem chamada Hayat (Nilsu Berfin Aktaş) muda-se para Istambul juntamente com o pai, Ökkeş (Savaş Özdemir). A fim de realizar seu sonho de se tornar uma estilista, ela participa de um concurso de moda promovido por uma empresa têxtil cujo dono é Yilmaz (Uğur Çavusoğlu), um antigo inimigo de seu pai que nutria uma paixão pela falecida mãe da garota e agora vai querer se vingar de seu antigo rival através da filha deles. Sem saber disso, Hayat conhece Ali (Genco Özak), sobrinho de Yilmaz e advogado da empresa do tio, e os dois jovens conectam-se rapidamente. Porém, a expectativa de terem alguma coisa a mais acaba se complicando quando um inesperado pedido de casamento envolvendo Hayat cai como uma bomba na vida de todos eles.
REVIEW: O episódio em si é até bem feito, uma produção de qualidade média com um elenco misto, unindo algum ou outro ator mais experiente e outros nem tanto. A trama, que a princípio promete ser interessante, pode não agradar a todos, mas une os clássicos temas de vingança, amor impossível, dramas familiares e inimigos poderosos... praticamente uma novela turca!
Para quem deseja saber mais sobre o enredo e outros detalhes, siga com a leitura que já contamos 😉👇
SPOILERS!
O episódio já começa com um julgamento. O pai de Hayat, Ökkeş, está sendo acusado pelo assassinato de seu inimigo Yilmaz, e quem o defende é Ali, o jovem advogado sobrinho da vítima e interessado na Hayat.
Em tribunal, vemos Ökkeş contar a história de como tudo começou e se desenrolou até chegar ao assassinato que ele cometeu para proteger sua filha - na verdade, ainda não temos todos os detalhes, ele começa narrando que depois da morte da esposa, mudou-se com a filha para Istambul a fim de que ela continuasse seus estudos e seguisse seu sonho de ser estilista.
Passada essa introdução, voltamos no tempo o resto do episódio, que vai nos mostrar a chegada de Hayat e seu pai Ökkeş a Istambul, quando eles se instalam na casa da meia irmã dele, tia de Hayat.
Essa tia da menina é casada com um malandro que é taxista e também viciado em jogos. Ao saber que a sobrinha veio participar de um concurso que pode render um bom prêmio, eles passam a tratar bem a menina com a esperança de que ela se dê bem e os ajude financeiramente.
Pois bem, no dia do desfile da competição ela é boicotada e não há modelo disponível para apresentar na passarela o vestido que ela desenhou. É quando surge Ali, o jovem advogado da empresa patrocinadora do concurso e também sobrinho do dono, o poderoso homem de negócios Yilmaz, inimigo do pai de Hayat. O Ali, vendo a frustração e desespero da Hayat, trata de ajudá-la - até porque se encanta por ela à primeira vista!
O tio de Ali e dono do negócio que está promovendo o concurso, o Yilmaz, é interpretado pelo ator que fez o adorável e inesquecível "Pai Tahsin" da comédia romântica Kazara Aşk; aqui em Benim Hayatım ele dá vida a um sujeito horrível e implacável que nutre uma paixão mal resolvida pela mãe de Hayat e um desejo de vingança contra o pai dela.
Como já dissemos, o sobrinho desse Yilmaz, o jovem advogado Ali, fica encantado com Hayat assim que a vê e decide ajudá-la, permitindo que ela própria desfile o vestido que desenhou para não perder a oportunidade de apresentar seu modelito no concurso. Assim que vê a garota desfilando na passarela, a atenção do senhor Yilmaz é dirigida totalmente a ela, e pelo sobrenome ele comprova que se trata da filha da mulher que ele queria e lhe foi "tirada" (?) pelo Ökkeş, pai da mocinha.
Assim, temos a confusão formada! O pai de Hayat invade o desfile e tira a filha da passarela, levando-a embora dali. Ao ver a cena, na cabeça de Yilmaz se acende um plano e ele encomenda ao pai de Ali, o homem que é seu braço direito, que descubra onde eles estão vivendo, o motivo de estarem em Istambul e também que consiga o contato de Hayat.
Traçando um plano de vingança, Yilmaz atrai Hayat até sua empresa e lhe entrega o prêmio do concurso, uma boa quantia em dinheiro, além de contratá-la para trabalhar na Holding Harisoğlu. A menina aceita, toda contente, mas o pai dela, o Ökkeş, não se alegra nadinha! Mas a irmã e o cunhado dele tentam convencê-lo a deixar que a filha siga seus sonhos.
Meio que convencido a permanecer em Istambul, Ökkeş então aceita o trabalho que o cunhado lhe oferece de dirigir seu táxi durante o dia, porém, claro, tudo dá errado e logo no primeiro dia o veículo é apreendido pela polícia e eles são multados por Ökkeş estar trabalhando de forma irregular.
Com essa complicação, Ökkeş sente-se culpado, mas Hayat entrega o dinheiro do prêmio que ganhou para pagar as dívidas. Só que o titio dela pega esse dinheiro e em vez de recuperar o ganha-pão da família vai torrar toda a grana num cassino!
Bom, esse era o plano de Yilmaz, que agora tem a família de Hayat nas mãos. Fazendo-se de bonzinho e jurando que esqueceu as diferenças do passado, Yilmaz oferece ajuda a Ökkeş e sua família. Sem saída, Ökkeş a princípio concorda.
Paralelamente, Yilmaz está planejando casar o único filho, um playboy paquerador chamado Ufuk (Burak Ceylan) que só lhe dá dor de cabeça.
Ao descobrir as intenções do marido, a mãe de Ufuk, já ciente de que Hayat foi contratada por Yilmaz e é filha da antiga paixão de seu marido, decide pressionar a garota a ir embora de Istambul. É assim que a esposa de Yilmaz, juntamente com a irmã, faz uma visita a Hayat e oferece à garota e sua tia uma boa quantia de dinheiro para que elas vão embora.
Precisa dizer que Hayat não aceita e enfrenta as granfinas? Não, né?! Ao saber disso, o pai de Hayat, o senhor Ökkeş, fica ofendidíssimo e desconfia das supostas boas intenções do Yilmaz, ao passo que o Yilmaz ficar furioso com a esposa e a cunhada e esculacha as duas, mostrando todo seu machismo e mau caratismo numa cena só em que as humilha e obriga a pedirem perdão a Hayat e família.
Então Yilmaz manda organizar um jantar para reunir sua própria família e a família de Ökkeş a fim de fazerem as pazes. Só que as desculpas que a esposa e a cunhada de Yilmaz deveriam pedir à Hayat saem de uma forma bem torta, com as duas negando-se a engolir o orgulho e ainda dando mais uma humilhadinha na menina, acusando-a de ser uma interesseira.
Como o plano de Yilmaz com esse jantar, e desde o início, era outro mesmo, sua vingança se revela, enfim, disfarçada de pedido de casamento... sim, senhoras e senhores, o sem vergonha do Yilmaz pede a Hayat em casamento no meio do jantar, sem perguntar ao pai dela e com a própria esposa ali do lado! Choque, choque, choque! 💣💥
Para piorar, quando todos esperavam que a Hayat dissesse um retundo não, a menina fica de pé e empina o nariz pra dizer que aceita com a condição de que o Yilmaz se divorcie da esposa. Oi? Pois é... sem sentido assim mesmo 😐
REPERCUSSÃO NA TURCA ⚠
Foi um fracasso de audiência o episódio de estreia. Concorrendo com os sucessos da temporada, os dramas de ação policial Teşkilat e Yargı, Benim Hayatım perdeu feio na disputa! A repercussão foi fraca tanto nos números do ibope quanto em comentários nas mídias sociais.
O público turco criticou o episódio, achando-o aborrecido e com más atuações. Até a trilha sonora foi gongada, pois, segundo eles, não acompanharia o clima de drama da série.
Como só o primeiro episódio foi ao ar até agora, ainda é cedo o suficiente para a equipe verificar e ajustar algumas coisas que talvez possam ajudar a série a não ir tão mal nas próximas semanas.
MINHAS IMPRESSÕES 💬
Senti um cheirinho de Fazilet Hanım ve Kızları no ar... e Fazilet foi uma série de que eu não gostei mesmo! Sei que tem muita gente que adora, mas pra mim a história era muito rocambolesca, sem qualidade e só salvava um personagem ali naquela barafunda toda de trama... mas, enfim, cada um tem seus gostos e preferências, não é mesmo?! Para quem gosta de um estilo novela mexicana das mais amalucadas elevada à décima potência, é um prato cheio!
E Benim Hayatım parece que ~pode~ descambar para esse mesmo estilo gritaria, histeria e confusão, com o bônus de uma trama bem rocambolesca! Ainda mais que envolve aparentemente o casamento de uma jovem pobre com um velho rico, mesmo a mocinha sendo apaixonada por um jovem com quem não consegue ficar por conta de mil reviravoltas.
Pessoalmente, achei sem sentido a Hayat aceitar o pedido de casamento do velho Yilmaz (até porque ela estava bem interessada no Ali e isso é recíproco!), impondo que ele se divorcie da esposa, que a indenize, e aí sim ela se casa com ele. Por que ela faria isso? Só para dar o troco e revidar porque a esposa dele a humilhou?
Desculpe, mas não faz sentido nenhum pra mim, ela não tem uma razão forte o suficiente que a faça querer se vingar tanto assim de uma pessoa que ela mal conhece e ainda por cima se casando com um homem desconhecido que tem idade para ser o pai dela! A impressão que daria a qualquer um seria de uma moça extremamente rancorosa e interesseira. Dava para fazerem uma mocinha forte e determinada e que não leva desaforo pra casa, mas sem esse plot tão absurdo!
Sou obrigada também a concordar com as críticas e audiência turca quanto a série ter atuações fracas - não de todos os atores, claro. Quanto ao episódio em si, não achei aborrecido como disseram, no começo até achei que prometia mais, só que terminei sem nenhuma vontade de ver o próximo.
Para quem gosta de dramas familiares envolvendo vingança, disputas e um amor jovem que vai ser embaçado por desentendimentos e intrigas por um bom tempo, vai ser um prato cheio. Já para os que não gostam de histórias tipo novelas que prometem ser rocambolescas e muitas vezes sem sentido em alguns pontos, então realmente é melhor se poupar de Benim Hayatım.
No mais, boa sorte a quem for embarcar nessa jornada!
Lab Girl ✍
Estou no twitter em @_LabGirl_
Comentários
Postar um comentário