Nesta review não vai ter como não dar spoiler, então quem não gosta de saber nenhum detalhe da história de antemão já fica avisado para não prosseguir com a leitura depois do ponto do alerta 😉
Elkızı
(Mão de Menina)
NOTA: 8 📝
SINOPSE: Lutando por seus sonhos, a jovem Ezo (Sevda Erginci) tem duas coisas em que se agarrar nesta vida: memórias de sua mãe e um punhado de esperança. No entanto, tudo o que lhe resta é arrancado de uma vez por sua família que é seu grande algoz. Ezo tem duas saídas, desistir ou lutar. Ela opta por lutar até a morte. Já Harun (İsmail Ege Şaşmaz) e sua mãe Nermin, aproveitando-se da situação de Ezo, voltam seus olhos para a moça a quem eles veem como um elo fraco, a fim de recuperarem seus velhos tempos pomposos, mas há algo que eles não sabem: Ezo não é tão indefesa como eles pensam. Sem saber o que ela fez e fará, eles se tornarão presas no caminho de sua caçada.
Créditos IMDb ft Me
REVIEW: A série é estrelada por Sevda Erginci e İsmail Ege Şaşmaz (irmão do ator que protagonizou Baht Oyunu) e grande elenco. Todos os atores estão bem em seus papéis e alguns chegam a estar tão bem que você fica com ranço só de olhar (os que seguirem com a leitura até a parte que contém spoilers saberão do que se trata).
Pois bem, a mocinha Ezo, apesar de ser uma garota sofrida com um currículo familiar dramático, não é nenhuma Maria Chorona bobinha, pelo contrário! Ela tem orgulho e teimosia suficientes para não deixá-la se quebrar por completo diante de tudo que ela passa nas mãos de um pai carrasco e da falta de amor que a cerca - com exceção de Esma, uma funcionária da casa que é a única que demonstra afeto genuíno e preocupação por ela.
A atriz Sevda Erginci interpreta a protagonista que conduz a série e realmente está ótima no papel e convence muito bem, conquistando o espectador à medida em que a história de sua personagem vai se revelando, camada a camada.
İsmail (talvez mais conhecido do público brasileiro por sua participação na finada série Sen Çal Kapımı) faz o papel de Harun Karasu, um jovem que trabalha para o pai da mocinha Ezo e é filho de uma mulher chamada Nermin, uma jovem senhora que obviamente gosta de gastar mais do que tem, o que levará seu filho mais velho, o Harun, a planejar conquistar Ezo a fim de que eles não percam o pouco que ainda lhes resta, e de quebra saiam ganhando mais alguma coisa! O ator está muito bem nesse personagem, parece ter entendido rápido e entrado na vibe de cara - sem falar que ele está mais bonito do que nunca 😻
Harun e sua mãe, Nermin
Os demais atores, como já dissemos, estão todos muito bem encaixados em seus papéis, até mesmo os que pouco ou nenhuma fala tiveram neste primeiro episódio. Ou seja, no quesito elenco começou muito bem! A direção também foi cuidadosa e a fotografia teve momentos altos em algumas cenas.
No mais, fica o 🚩 alerta de gatilho 🚩 e/ou para quem for mais sensível a cenas de violência doméstica/familiar e contra animais - nem todas são exatamente explícitas, mas acontecem algumas vezes ao longo do episódio, então é bom avisar.
A PARTIR DAQUI, SÓ PROSSIGA COM A LEITURA SE VOCÊ NÃO SE IMPORTA EM LEVAR *BASTANTE* SPOILER!
Vamos lá!
O episódio já começa com a cena de um incêndio. Sim, senhoras e senhores, uma casona pegando fogo e umas pessoas desesperadas lá dentro no meio das labaredas e outras do lado de fora... até que chega a mocinha protagonista e vê aquele cenário caótico - só que ela não parece lá muito abalada com a cena, não 🤔
🔥🔥🔥🔥🔥
Aí pulamos no tempo para 15 dias atrás, antes desse incêndio que abre o episódio. Pois bem, vamos sendo apresentados aos personagens da trama. Ezo é a protagonista, uma jovem que perdeu a mãe de uma forma que não é muito bem explicada nem para a própria garota, mas dizem que a coitada teria se suicidado. E vendo a família da Ezo e o verdadeiro inferno que é a casa onde ela vive, dá até pra acreditar que a mãe dela é bem capaz de ter enlouquecido e se matado, porque Ô, POVINHO, viu! 😤
O pai da Ezo, Resul, é um verdadeiro déspota que acha que é o rei absoluto de seu reino - entenda-se da casa e até dos funcionários do negócio dele! O velho, além de ser um chato controlador e mandão, ainda é porco - eca! - e dá nojo em todos os sentidos desde os primeiros minutos de aparição.
😝
A atual esposa do pai da Ezo, chamada Ayfer, não fica muito atrás, não. É uma dondoca de nariz empinado e recalcada que não aguenta a enteada e muito menos o fato de a menina guardar as roupas da falecida mãe e gostar de usá-las. Ela é do tipo que joga lenha na fogueira, sempre criticando a moça na frente do pai dela que nem precisa de motivos para tratar mal a filha, então o ranço por essa personagem também se instala logo nos primeiros minutos.
Como se não bastasse a bruaca da madrasta sozinha para infernizar ainda mais a vida da Ezo, essa mulher do pai dela ainda levou de brinde o irmão para morar na casa e nem é preciso muita explicação nem muito tempo de tela desse sujeito chamado Bekir para entendermos que ele é um encostado e, para completar o pacote Chenobyl, é um tarado que gosta de ficar espiando a sobrinha de uma das funcionárias da casa e até a própria Ezo trocarem de roupa. É muita radioatividade!
Para completar a Grande Família #SóQueNão ainda vem a avó da mocinha Ezo no pacotão, a dona Cavidan, uma velha que à primeira vista pode até parecer que se importa com a neta, mas que no fundo é uma grande passadora de pano para todas as merdas do filho lixoso que ela botou no mundo! A velha não só sabia o que a nora passou nas mãos do crápula do marido como também sabe como ela chegou ao fim que teve - e nunca fez nada para ajudar.
E mesmo assim a dona pensa que tá certíssima em acobertar a cria dela, afinal, a nora era uma mera estranha segundo palavras da própria 😒 E agora em vez de ajudar a neta, ela tenta fazer a garota se conformar com seu destino e se encaixar no papel de filha robô que obedece todos os comandos do pai tirano, inclusive o de não estudar, afinal de contas ela já tem "tudo" na vida, estudar pra quê, não é mesmo?
Com uma avó feita a Cavidan ninguém precisa de inimigo
A única pessoa que menina Ezo tem na vida, além de um amigo que se encontra no exército até a primeira metade do episódio, é uma antiga funcionária da casa que trabalha lá há anos e cuida dela com carinho, dá sempre uma forcinha, mas infelizmente um dia rola uma confusão e essa Irmã Esma acaba sendo despedida por falar umas verdades - e olha que foram bem poucas - na cara do patrão.
E, ooff... olha! Esses turcos têm a mão pesada quando se trata de dramatizar, e eis que já na primeira hora de episódio, ou seja, na metade, já temos a Ezo vendo as roupas da mãe serem queimadas pela madrasta no jardim...
...e como se isso não bastasse o irmão da megera ainda atira no cachorro da menina 😭 que foi dado justamente pela mãe dela quando Ezo ainda era criança para fazer companhia porque ela se sentia triste e com medo quando a mãe não estava por perto... ai, gente! 💔
Depois disso eu nem sabia se teria coração pra continuar vendo o episódio, confesso. Mas aí eu dei uma chance porque pensei que já tinha rolado desgraça demais e, como diria o Tiririca, pior do que tá não fica... e neste caso não ficou mesmo.
Numa festa que o pai da Ezo organiza na casa deles e exige a presença da filha, que ainda estava de luto pela perda das roupas da mãe e do cachorro de estimação, ela resolve acabar com tudo elevando a fúria desse pai maluco à décima potência! 🔥
Colocando o vestido de noiva que foi da mãe, a Ezo faz sua entrada triunfal na festa e se apresenta a todos os convidados contando um pouco da sua história. Preciso dizer que a noite acaba mal? 😳
Bom, a princípio ia acabando bem mal mesmo para a Ezo, tadinha... 😨 mas aí a coisa toda tem uma reviravolta e TARAN!
No final das contas a casa pega fogo ~quando a Ezo não está~ e os três algozes da garota estão lá se queimando nas chamas... só que o irmão da madrasta vai parar no hospital e como desgraça pouca em drama turco é bobagem, é bem capaz que esse traste sobreviva para continuar a infernizar a vida da mocinha! 😖
Pois é, nem tem como culpar a protagonista por não estar lá muito sentida quando vê a casa toda em chamas e o pessoal queimando lá dentro. Para não dar mais spoiler só vou dizer que o castigo do pai dela veio!
Aquele flashback básico num momento crítico E a consciência do pai da Ezo queimando 🔥
E será que não teremos um romance nesta história?, alguns podem estar se perguntando. E a resposta é quase um sim já que existe um potencial romance que não é bem romance e que não começa lá muito bem - mas de uma forma um tanto quanto diferente e, por que não, divertida 😁
À propósito, o primeiro encontro da Ezo com o Harun é muito louco, acontece na manhã em que ela foge de casa para fazer a prova do vestibular usando um vestido vermelho que era da mãe dela e na volta para casa um touro decide ir de encontro a coitada 😅 que é salva justamente pelo Harun que estava passando de carro na hora e viu a cena a tempo de ajudar. Ufa!
Ui! 🙊
No fim eles se estranham um pouco apesar desse salvamento 💥 Depois disso eles só vão se reencontrar na noite da festa que mais tarde termina com o incêndio na casa da Ezo (já falamos disso lá em cima, volte algumas casas se esqueceu 👆).
Acontece que o Harun é funcionário do pai dela. O que ele não sabe é que a mãe dele é amante de longa data do velho. Como eles estão para perder a casa onde moram por dívidas, a mãe do Harun mexe os pauzinhos para conseguir que o amante empreste a grana para eles.
Nermin, mãe do Harun, é amante secreta do pai da Ezo
Só que com o incêndio o pai da Ezo morre antes de fazer a transferência e deixa Harun e sua família na porta da rua da amargura. E qual é o plano do espertinho quando tudo se complica? Pois é, acertou quem adivinhou que é dar um jeito de se casar com a rica e única herdeira do império do velho Resul, a menina Ezo.
Mas não vai ser fácil como o Harun tá pensando, não! Além do fato de que ele tem uma namorada 👀 ele ainda não conhece menina Ezo direito e não faz ideia do que ela já passou e do gênio forte que ela tem, não se curvava nem para o tirano do pai dela, não vai ser você que vai conseguir enganar fácil a garota, meu filho 😁 Ezo é uma menina sofrida e calejada e como diz o ditado "gato escaldado tem medo de água fria"!
Ezo, the last woman standing 💪
Para completar, a menina Ezo ainda teve a ousadia de tocar fogo - literalmente! - na casa da família! Tá bom para quem estava se perguntando como a mansão e os vilões pegaram fogo ou querem mais?!! 🤯 Pois é, e a polícia já desconfiou e vai começar a investigar o ocorrido, deixando a audiência e menina Ezo com o coração na mão 😱
💢🚨💢
Além de não saber que ela corre o risco de ser presa, Harun não conta com a resiliência e força da Ezo, pois mal a conheceu. E mesmo antes de ter a brilhante ideia de fazer um casamento de interesses com ela, o espectador conseguiu perceber que Harun vai ter outro obstáculo para concretizar seu plano que é o melhor e único amigo da garota, o Ali. O cara voltou do exército já indo parar no cemitério com a notícia do incêndio e das mortes na casa da família da Ezo.
Tá na cara que esse chato do Ali gosta da Ezo mais do que um amigo e topou rapidinho e contentinho da vida a ideia que ela teve lá atrás de se casarem de fachada só para que ela se livrasse da armadilha que era viver sob o domínio do pai tirano.
Por que eu tô chamando o cara de chato assim logo de entrada? Ai, vou falar: detesto esses amigos possessivos de série turca que não entendem que a mocinha quer só amizade e ficam fazendo hora extra forçando a barra, tipo a vibe do Baha de Kalp Yarası 😒 E esse Ali aqui parece que vai ser a mesma coisa, senta que lá vem história!
Se Ali vai fazer bem para a Ezo ou só terá crises de ciúme teremos que esperar para ver. E será que vão descobrir que menina Ezo é a incendiária? Será que Harun conseguirá conquistar com seu charme e carinha linda alguma brecha no coraçãozinho dela? Será que Harun vai acabar se apaixonando de verdade por ela? Será que menina Ezo vai perder a herança? Estas e outras respostas só vendo as cenas do próximo episódio 😉
REPERCUSSÃO NA TURCA ⚠
A série estreou com bons índices no famoso rayting da Turquia, mas gerou certa polêmica na mídia e rede social por conta das cenas de violência doméstica e contra animais. Dá para entender a insatisfação de muitos desses espectadores que reagiram no twitter, ainda mais se levarmos em conta que naquele país, infelizmente, há muita violência contra a mulher, mas também não podemos perder de vista que a arte imita a vida em muitos aspectos justamente para criticá-los e causar discussões que visam combater problemas presentes na realidade.
Enfim, desde que essas cenas apresentadas no episódio de estreia de Elkızı não tenham sido gratuitas - e entendo que não foram - o simples fato de existirem no contexto do enredo não as transforma em estímulo para a prática de mais violência ou endosso da mesma na realidade! ✋🚫 Pelo que se vê desse primeiro episódio, as cenas em que a protagonista apanha e é subjugada por sua própria família foram feitas com o propósito claro de fazer o espectador entender o que a levou a tocar fogo naquela casa, afinal, ela cometeu um crime, e não é qualquer crime! Ela matou a família dela, o pai e a madrasta pelo menos. E não é justificando, mas como se trata de uma obra de ficção, até dá para entender porque a personagem fez o que fez - e não, não dá para defender isso de forma alguma na vida real, por mais horrível que seja a vida familiar de uma pessoa a solução é procurar a lei e a justiça, e só em último caso recorrer a violência, como no caso de uma legítima defesa.
Pois bem! Explicado e desenhado isso (hoje em dia é preciso ✎🍎🍎), dá para dizer que como ~obra ficcional~ o enredo ousado se sustenta e compramos a Ezo como mocinha da história. 😉
Gostamos de Elkızı no geral e a série tem potencial caso o pessoal que cuida do roteiro não faça bobagem e não se perca, mas saiba exatamente para onde quer ir com esse plot inovador. Diante do conjunto, a nota para a estreia é 8 pela história, pelo desempenho do elenco e da produção que teve alguns momentos bem felizes na fotografia (destaque para as cenas em que o vestido vermelho de Ezo se destaca tal como na abertura).
Boa sorte a Elkızı porque a competição nesta temporada tá brava! Muita série boa vem sendo cancelada sem nenhuma chance se os índices de audiência lá na Turquia estão voando baixo. Veremos se no episódio seguinte os números continuarão positivos e subindo ou se vai ser mais uma dizi que vai pender para o cancelamento.
Lab Girl ✍
Estou no twitter em @_LabGirl_
Comentários
Postar um comentário