REVIEW: Estreia de Yalancılar ve Mumları (vulgo A nova série da Elçin!)

A nova série da atriz Elçin Sangu, estrela de comédias românticas turcas como Kiralık Aşk (2015-2017) e Iyi Günde Kötü Günde (2020), já estreou lá na Turquia há uma semana e chegamos com um pouquinho de atraso para falar da estreia de mais uma dizi 😅 Mas, pronto! Vimos o primeiro episódio e segue a review:


Yalancılar ve Mumları
(Mentirosos e Suas Velas)

NOTA: 8,5 📝


SINOPSE: Baseada em uma série australiana, Yalancılar ve Mumları conta a história de um grupo de quatro amigas que embarcam em uma jornada de aventuras e escândalos e encontram diferentes maneiras de lidar com relacionamentos complexos.

Fonte  créditos da sinopse: IMDb

REVIEW: A série tem como suas estrelas protagonistas um quarteto feminino composto por pelo menos duas atrizes bem conhecidas do público brasileiro. 

Elçin Sangu (a ruiva à direita no meio na foto acima) é famosa pela comédia romântica Kiralık Aşk (2015-2017), muito popularizada na internet entre os fãs brasileiros de séries turcas apesar de nunca ter sido comprada nem exibida na tv aberta do nosso país. 


Elçin foi Defne em Kiralık Aşk (Amor de Aluguel)

Já a atriz Ceren Moray (a loira à esquerda no meio da foto lá de cima) ficou conhecida no Brasil pela "novela turca" exibida pela Band TV em 2018 com o título "Minha Vida" (O Hayat Benim) e que, infelizmente, em razão da baixa audiência o canal parou de exibir sem a menor cerimônia e sem mostrar o final, desrespeitando o público que a acompanhava diariamente.


Ceren foi a ardilosa Efsun em "Minha Vida" (O Hayat Benim)

Bom, voltando à série da nossa review, Yalancılar ve Mumları já começa com um clima halloweenesco (na minha opinião, pelo menos), uma aura de mistério e suspense que vai se intensificando em torno da personagem Elif, interpretada pela Ceren Moray.

As protagonistas de Yalancılar ve Mumları

Neste primeiro episódio temos apenas pinceladas das outras personagens, que são suas melhores amigas. Uma é psicóloga, Meliha, e é quem faz a narração do episódio. 


A atriz Şafak Pekdemir dá vida à personagem Meliha

A outra é Ceyda, interpretada pela Elçin, uma organizadora de casamentos que não pensa em se casar e é uma mulher super independente. 


Elçin interpreta Ceyda

Então temos Şebnem, casada com um chef de cozinha e os dois estão tentando ter um filho, mas a coisa parece que já virou uma obsessão por parte dele, minando o romance entre o casal e deixando Şebnem desconfortável, mas como ela parece ser do tipo que não sabe dizer não e faz de tudo para agradar quem ama, ela vai aguentando calada.


Burcu Gölgedar é Şebnem

E, por fim, temos a personagem Elif que conduz a história do primeiro episódio. Ela gerencia um café e luta sozinha para cuidar da filha e também luta contra a ideia de aceitar que o marido morreu... ou a deixou sozinha mesmo 👀


Ceren como a sofredora Elif

Apresentadas as quatro personagens principais da trama, temos ainda alguns outros personagens dos quais não temos certeza de nada! 


** ATENÇÃO: A partir daqui esta review conterá alguns spoilers inevitáveis sobre o episódio de estreia de Yalancılar ve Mumları, portanto, quem quiser prosseguir com a leitura esteja ciente!  **


O pai da coleguinha de escola da filha de Elif é um grande mistério do início ao fim do episódio. Ele aparenta ser um viúvo ou pai separado/solteiro e parece estar interessado em Elif como mulher, inclusive tenta se aproximar dela... e é aí que mora a incógnita porque esse interesse dele fica bem claro desde o começo na sua insistência para dar-lhe carona até a escola de suas filhas, quando a convida para jantar e depois quando aparece no café da Elif... praticamente um stalker #medo. Mais para a frente vemos que ele, ou é mesmo um stalker perturbador, ou está metido em algum plano desconhecido para prejudicar essa mulher... será 🤔


Aliás, coitada da Elif! Ela perdeu o marido no mar (ao que parece ele era pescador ou marinheiro) e uns dois anos depois ainda não superou a perda já que o corpo não foi encontrado e não puderam fazer nem funeral nem um enterro. De modo que, sem viver esse rito de passagem, a personagem fica muito perdida, confusa, ela ainda se sente uma mulher casada (e é por isso que resiste ao interesse do suposto stalker aí de cima) e tem muita saudade do marido.

E quem é esse marido, afinal? Eis aí mais um personagem obscuro e cheio de mistério! O primeiro episódio nos mostra muito pouco dele, e mais adiante ficamos sabendo que ele não morreu, mas está vivíssimo e tramando alguma coisa contra a esposa e a filha! #ContinuamosComMedo


As nossas suspeitas giram em torno do seguro de vida de 2 milhões de liras turcas cuja carta vemos a Elif receber para levantar essa bolada, porém, como ela ainda não desapegou da ideia de que o marido pode estar vivo, ela nem cogitou ainda mexer nessa grana. 

Pois bem, esse sujeito vai aprontar alguma e isso fica claríssimo logo no episódio de estreia. Agora, o que e por que teremos que esperar os próximos episódios pra saber. 

MISTÉRIO, MISTÉRIO E + MISTÉRIO! 

Algo bem sério vai unir as quatro amigas protagonistas em torno de, aparentemente, um crime ou uma ocorrência no mínimo misteriosa se não tiver nada a ver com um crime propriamente dito, e isso é mostrado na cena que abre e  na cena que encerra o episódio - esses minutos iniciais e finais nos mostram as personagens reunidas no meio da noite em um local escuro e abandonado, e sabemos que isso ocorre três meses após tudo o que é narrado no episódio em si (o recheio).

Elas estão reunidas diante de um corpo jogado - não vemos a cara da pessoa e nem sabemos realmente se está morta, mas tudo indica que sim! E pelo visto a história da série vai girar em torno desse estranho acontecimento que deve começar a ser explicado, senão inteiramente, pelo menos em partes a partir do segundo episódio.


Há um mistério também envolvendo a personagem Meliha, a psicóloga e narradora do episódio. Vemos, durante o recheio do episódio, ela atender em seu consultório um rapaz que está muito nervoso e fala da morte de seu pai por uma mulher - e nos perguntamos se possivelmente o pai dele não é o sujeito que aparece morto em torno do qual vemos as quatro amigas no início e no final do episódio 🤔; sendo ou não, o rapaz desperta um visível desconforto na Meliha durante toda a sessão e ficamos sabendo através de sua narração que ela esconde algo das amigas. (E continuamos nos perguntando se será a morte do pai desse paciente ou terá algo a ver com isso 🤔?)  


Meliha esconde algo das amigas

Enfim, achamos que tudo isso deve se encaixar de alguma forma nesse plot misterioso de Yalancılar ve Mumları, possivelmente os homens que aparecem no episódio estejam todos envolvidos nisso que dá origem à cena de suspense que abre e encerra o episódio - lembrando que tudo narrado nesse primeiro episódio ocorreu 3 meses antes disso.

Fato é que a série é interessante e começou muito bem, despertando a curiosidade do espectador que fica instigado a ver o próximo episódio a fim de entender melhor o que está rolando e ver o que sairá dessa história cercada de suspense.

Porém, é bom avisar que não é uma série para todo mundo, quem gosta de coisas mais 'direto ao ponto' não terá paciência de ver, ou quem não curte mistério não terá interesse. Já aqueles que gostam de histórias que mexam com o psicológico e instiguem seu detetive interior, a série pode ser uma boa opção. 👍

Aliás, vamos torcer para que Yalancılar ve Mumları dê a volta por cima e a audiência engrene porque não começou muito bem nesse quesito 😕 A verdade é que esta nova série não estreou bem nos números do ibope turco uma vez que concorreu com dois dramas policiais que levaram a melhor - um deles, aliás, já está na sua segunda temporada com público consolidado (Teşkilat), ou seja, a estratégia do canal ao escolher o dia e horário de exibição não parece ter sido a melhor!

Como a série está só no comecinho, é possível que o canal que a exibe tente mudar o dia e/ou o horário de sua exibição caso, a partir do segundo episódio, os números de audiência não melhorem, quem sabe? Por aqui, ficamos na torcida para que realmente algo seja feito porque a série merece uma chance. 🍀


Lab Girl 

Estou no twitter em @_LabGirl_

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review - Fatmagul: O Grande Final

O SALDO FINAL DE KALP YARASI (Coração Ferido) 💔🩹

Review Fatmagul - Emoções Finais