REVIEW: Filme Táticas do Amor (Netflix)
Estreou hoje o filme turco Táticas do Amor na plataforma digital Netflix e já assistimos para fazer esta review especial, saidinha do forno... 🍰
NOTA: 8 📝
SINOPSE: Um publicitário e uma blogueira de moda não acreditam no amor, então eles fazem uma aposta para fazer o outro se apaixonar - com táticas inusitadas. (Créditos: IMDb)
CATEGORIAS: Romance 💗 / Comédia
A REVIEW
Quem está acostumado com as romcoms turcas e com as dizis (que é como chamamos as séries turcas) em geral, já conhece as caras que estrelam Táticas do Amor:
Şükrü Özyıldız também é rosto conhecido dos fãs das dizis, tendo protagonizado diversas, como Kış Güneşi (Sol de Inverno), Nefes Nefese (Sem Fôlego) e seu mais recente trabalho na tv turca foi interpretando um super herói moderno na série de ficção Akıncı (2021).
Os dois se juntaram para protagonizar Aşk Taktikleri (Táticas do Amor, 2022), o filme de comédia romântica que a Netflix lançou hoje no Brasil.
É bom ver que uma plataforma como a Netflix anda dando atenção a produções turcas, então vamos prestigiar para que continuem trazendo bons produtos da terrinha do chá 😉
PRIMEIRAS IMPRESSÕES: Assim que vi o trailer de Táticas do Amor me veio à lembrança uma comédia romântica antiga que eu adoro - Como Perder Um Homem em 10 Dias 🎥
Depois de assistir ao filme turco fica claro que beberam da fonte de Como Perder Um Homem em 10 Dias, sim... e eu amei! Em Táticas do Amor, o homem e a mulher também se propõem a conquistar um ao outro por motivos diferentes cada um.
O FILME TURCO: Demet Özdemir é Asli, estilista de moda bem sucedida e que acredita ter decifrado os homens e compartilha seus conhecimentos sobre o mundo masculino em um blog voltado para mulheres. Depois de ver uma amiga próxima arrasada após levar (mais) um fora, Asli decide colocar em prática seu know how para provar como é fácil fazer um homem se apaixonar e promete compartilhar todo o processo em seu blog.
Já Şükrü Özyıldız é Kerem, um publicitário bem sucedido e conquistador que aposta com um amigo do trabalho que é capaz de fazer uma mulher se apaixonar por ele sem que ele próprio caia de amores, mas, caso ele se apaixone, o amigo então ganhará a aposta e ficará com uma conta de Kerem que ele quer muito.
Assim, em uma balada, suas respectivas amizades acabam escolhendo quem cada um deve conquistar. E, claro, Asli terá como alvo Kerem e Kerem a Asli! 👌
Só que logo as certezas e impressões que um pensa ter sobre o outro se mostram furadas, e é aí que a coisa fica mais legal. Seria muito fácil trabalhar os velhos clichês de filmes desse tipo caindo nas mesmices de sempre, mas Táticas do Amor consegue ir se desviando da obviedade aqui e ali, e quando você pensa que vai acontecer tal coisa... acontece outra! Mas, claro, no fim das contas tudo leva os protagonistas a realmente se apaixonarem um pelo outro, é o caminho e a forma como isso acontece que nos contam uma historinha diferente, apesar de todos os clichês.
E ainda assim, gostei muito de uma das cenas mais para o final do filme que me lembrou bastante uma cena específica de Como Perder Um Homem em 10 Dias, também na reta final - aquela da moto na ponte 🏍🌉 - o que mostra que Táticas do Amor não teve o menor problema em não só se inspirar no filme gringo como também em fazer uma espécie de menção honrosa 👏 e valeu muito, os fãs do gênero agradecem! E isso só prova que não tem nada de errado em beber de fontes de inspiração e fazer diferente, com seu toque e seu jeitinho, neste caso o jeitinho turco 😉
DIFERENÇAS & SEMELHANÇAS: Para quem já é veterano no mundo das dizis, e também para quem é novato, vamos explicar brevemente o que vamos encontrar de familiar e de diferente em Táticas do Amor.
As dizis, especialmente as do gênero comédia romântica (romcoms) costumam ser bem mais contidas nas cenas de beijos e intimidades, uma vez que estamos falando da televisão da Turquia que é controlada por um órgão governamental que policia os chamados "excessos" e "desvios" de conduta, por assim dizer... trocando em miúdos: censura. Pois é, e nos últimos anos ela tem apertado um pouco mais o cerco por lá, por isso já não vemos quase nenhum beijo nas séries da tv aberta e nem vamos falar de outras coisas, abafa 😬 (mesmo assim, sempre reforço que independente disso as séries turcas em sua maioria são bons produtos e eles sabem contar muito bem uma história e são mestres na construção de um romance bem desenvolvido).
Okay, mas em se tratando de séries turcas produzidas para canais fechados e especialmente os filmes, aí a coisa muda de figura. Não só os produtores e artistas contam com uma maior liberdade criativa como para ousar com mais beijinhos e, vez por outra, uma ceninha mais caliente, ui! 😏
Em Táticas do Amor não espere cenas ardentes até pela classificação do filme, mas temos, sim, algo mais liberado (porém nada explícito) e de bom gosto. Fica na medida para a história soar verossímil, vamos dizer assim, e também para agradar o público estrangeiro.
Aliás, justamente por se tratar de um produto para uma plataforma internacional que em Táticas não vemos algumas coisas a que o público das dizis está acostumado, porém vemos outras que estão ali para tornar o produto palatável para todos os públicos. Por exemplo, no filme não vemos as típicas e familiares cenas de personagens tomando chazinho a qualquer hora do dia, nem muitas expressões corriqueiras que para o público de série turca já são bem conhecidas; por outro lado, vemos personagens muito mais liberados do que é costume se ver nas dizis, inclusive falando abertamente em ésse é xis ó e se comportando de maneira que não é comum nas obras de tv aberta da Turquia.
No mais, nem mesmo as famosas cenas à beira do Bósforo (que eu particularmente amo) são muitas, mas suficientes para mostrar um pouco da beleza de Istambul que serve como cenário principal da história. Táticas do Amor ainda oferece ao espectador uma pequena amostra da belezas da Capadócia e um verdadeiro desfile de luxo de peças de grife já que a mocinha trabalha com moda, e até o galã também aparece muito bem vestido e paramentado o que nos mostra que rolaram bons patrocínios nessa produção.
DESTAQUES: De tudo que vi, destaco a cena das primeiras aproximações do casal de protagonistas numa balada - é realmente divertido ver como um vai tentando prever os movimentos do outro e achando que a coisa tá no papo... mas não sabem de nada os inocentes 😂
Outro ponto que destaco é quando eles começam a se ver de uma outra maneira a partir da viagem para a Capadócia, e destaco não só pelo cenário de encher os olhos, mas pelos toques da cultura local como o artesanato - com direito a uma ceninha quase a la filme Ghost 😁
E eu não sei se vai ser só pra mim, mas a cena do balão é ótima 😆 é um dos exemplos de como conseguem quebrar o clichê desviando do óbvio fácil e também porque me identifiquei total com a mocinha naquele momento e certamente teria a mesma reação 😅
Outro ponto de destaque é a cena do primeiro beijo do casal... a construção para chegar nela, o cenário preparado para isso e a homenagem ao filme Bonequinha de Luxo com direito a um dos meus clichês favoritos: 💋☔
E falando em menções e homenagens a filmes famosos ainda temos uma cena que remete a Uma Linda Mulher (quem viu vai sacar a ligeira semelhança na hora 🎹🖤).
Além disso, Táticas do Amor trata das questões do famoso "Homens são de Marte e Mulheres são de Vênus" de uma forma divertida, e em alguns pontos até convoca a uma reflexão sobre como tanto homens quanto mulheres não raras vezes julgam conhecerem tudo sobre o universo um do outro, quando na verdade cada um tem suas vivências e suas próprias experiências que é o que, afinal, torna cada um de nós únicos, apesar de todas as semelhanças e diferenças que possam existir entre o masculino e o feminino.
ENFIM, Táticas do Amor é um filminho leve, divertido, feito para passar o tempo e distrair a cabeça. Recomendamos para o final de semana 👍 Prepare a pipoquinha e estique as pernas, no mais é só aproveitar!
Lab Girl ✍
Comentários
Postar um comentário