VOLTAMOS, finalmente, com a terceira e última parte da review sobre as estreias da temporada de verão 2022 na Turquia. Sem muita demora, vamos ao que interessa: bora ler!
ATENÇÃO!
Este é um post de crítica e opinião, portanto, não leve para o lado pessoal se você que o ler discordar do ponto de vista da autora da postagem. Aqui não há intuito de ofensa gratuita nem difusão de ódio a obra e/ou intérpretes de personagens eventualmente criticados, apenas ponto de vista e análises que podem não refletir os mesmos de outros espectadores, especialmente fãs mais ardorosos.
Aviso dado, caso discorde de algum ponto aqui levantado e/ou queira manifestar-se *educadamente* nos comentários, seja bem vind@!
-----------------------
AS NOVIDADES DO VERÃO TURCO 2022
- PARTE 3 -
7. IÇIMIZDEKI ATEŞ
(NOSSO FOGO INTERIOR)
GÊNERO: Drama
SINOPSE: Conta a história de quatro jovens que dão seus primeiros passos no mundo profissional em busca de ganhar a vida e alcançar seus sonhos.
NOTA: 6 em 10 📝
REVIEW: Achei a sinopse bem qualquer coisa... fala e não diz nada, então vamos fazer um resuminho básico. É o seguinte, a trama principal de İçimizdeki Ateş gira em torno de quatro jovens formados em Direito que ambicionam um estágio num dos melhores escritórios de advocacia de Istambul comandado pelo famoso advogado Doğan Yener. Cada um dos jovens tem seus motivos para querer e/ou precisar dessa vaga de estágio.
Doğan Yener (Burak Sevinç) A série começa com uma cena envolvendo esses jovens protagonistas, na qual vemos os 4 saindo de um carro e desesperados por algo grave que acaba de acontecer no qual eles se envolveram - mas só vamos saber do que se trata no final do episódio!
Ela tá bem 👍 ele, não 😬
Depois dessa introdução que pretende deixar o espectador curioso e preso nas 2h que se seguirão (apesar de algumas atuações Malhação nível 1 😆), somos apresentados às vidas de cada um dos jovens protagonistas com um pouco de seus históricos para entender melhor quem são e o que os move.
Bahar (Gizem Arıkan) é uma jovem que cuida sozinha da irmã mais nova, uma adolescente, e precisa conseguir a vaga de estágio no escritório de advocacia de Doğan Yener para ter uma estabilidade financeira e poder, assim, sustentar a si e a caçula por quem ficou responsável após perderem a mãe.
Bahar Hale Vural (İpek Filiz Yazıcı) é uma garota rica, que vive cercada por luxos, mas cuja família disfuncional se esconde sob o status que o marido de sua mãe lhes proporciona. Ela ambiciona libertar-se disso e para tanto almeja dar início a sua carreira estagiando no escritório de Doğan Yener sem se importar com o fato (ou talvez justamente por isso) de que o famoso advogado está processando seu padrasto por má conduta contra um ex-funcionário!
Hale
Ege é um pilantrinha profissional que vive de dar tombo nos outros. Obviamente, ele quer entrar para o escritório de Yener a fim de subir nada vida e se tornar o que ele ostenta para o mundo, mas ainda não conseguiu ser de verdade. É arrogante e convencido, esconde até seu verdadeiro nome.
Ege E, por fim, Mert é um rapaz responsável que tem trabalhado como garçom em um café para ajudar no sustento da casa. Além disso, ele também toca e se dedica à música nas horas vagas. Talvez ele que tenha a história de vida mais complicada dos 4, já que a mãe dele, viúva, ficou cuidando da neta que a filha deixou com ela para ir viver com um homem que não sabemos quem é nem o que faz, se presta ou não... mas tudo indica que não deve valer nem uma lira turca 😛 Pior mesmo é o irmão do Mert que não passa de um estorvo para a família, só dá preocupação e problemas. Para complicar tudo, esse irmão traste vai se meter num rolo com gente perigosa envolvendo dinheiro, o que vai causar um problemaço!
Mert consolando a mãe
Ainda temos o advogado Doğan Yener que é o dono do escritório bam-bam-bam da cidade no qual os quatro jovens protagonistas pretendem trabalhar. Ele é um profissional muito bem sucedido e é, ou foi, casado com a sócia do escritório, a advogada Tülin... sobre eles serem ou não casados ainda, não entendi muito bem, mas parece que seguem casados oficialmente, porém não vivem mais juntos pelo que deu para perceber. Estando casados ainda ou não, os dois possuem uma forte ligação e ficamos sabendo, já nesse primeiro episódio, que eles perderam uma filha pequena, o que certamente gerou um trauma grande para eles como casal.
Doğan e Tülin compartilham o trauma da perda da filha
Basicamente, foi isso o que o episódio de estreia de İçimizdeki Ateş nos apresentou. Alguns mistérios, plot e subplots interessantes e capazes de render uma boa dizi. Resta saber se a audiência vai permitir vida longa para esta série, já que não começou com índices muito promissores...
Se o show não conseguir subir nas classificações nas próximas duas semanas, a tendência, infelizmente, é o cancelamento mesmo 😕
8. SENI KALBIME SAKLADIM
(TE ESCONDI NO MEU CORAÇÃO)
GÊNERO: Comédia romântica
SINOPSE: Duas vidas diferentes, dois mundos diferentes. A bela, inteligente e engenhosa Zeynep administra os negócios de sua família. O corajoso e de bom coração Civanmert é um rapaz simples e muito querido em sua vizinhança e trabalha como manobrista. Apesar de todas as diferenças que os separam, seus caminhos irão se cruzar e a necessidade os fará viver um romance de mentirinha que, ao longo do tempo, poderá se transformar em uma verdadeira história de amor!
NOTA: 8 em 10 📝
E Sevda Erginci está de volta às telas depois do desastre de El Kızı 🤡... mas vamos falar de coisa boa: a atriz retorna, agora, em uma comédia romântica do canal TRT1 (aleluia, livrou-se da FOX 🙏).
Os protagonistas Sevda Erginci e Ekin Mert Daymaz Pelo pôster que soltaram antes da estreia, eu pensava que Seni Kalbime Sakladım seria uma comédia pastelão... mas até que não 😮 E já na largada a série mostrou que veio oferecer uma comédia leve e divertida, sem muitos exageros e com boa qualidade.
O pôster oficial O par central funciona, embora ainda não seja possível sentir lá uma grande química, acho até que pela falta de cenas mais profundas entre eles, e também porque faz sentido - o casal nem se conhece direito ainda, não foram lá muito com a cara um do outro, então é plausível que ainda não tenham surgido faíscas na telinha! Mas a história deles é bem promissora 👍
Civanmert e Zeynep no material promocional
O elenco está legal, há personagens bem divertidos como a mãe e a irmã de Civanmert e o melhor amigo dele. Também temos os carismáticos avós da mocinha Zeynep que são fofos e divertidos.
Civan com sua mãe e irmã
Os avós de Zeynep Em resumo: Seni Kalbime Sakladım é uma boa comédia romântica e traz muitos ingredientes que são essenciais nesse tipo de entretenimento. Promete cenas engraçadas e aqueles clichês de romcoms que a Turquia bem sabe trazer quando quer. E a qualidade é boa, a julgar pelo episódio de estreia. Nada do outro mundo, mas muito melhor do que eu particularmente esperava.
Pena que a audiência da estreia teve números baixíssimos... a ver se nos próximos episódios a série sobe um pouco mais na classificação. Sorte a quem quiser acompanhar e aos envolvidos no projeto 🍀
9. AH NEREDE
(AH, ONDE?)
GÊNERO: Comédia romântica
SINOPSE: Os três filhos de Hakim e Seniha Şerbetlioğlu, uma das famílias proeminentes de Bursa, foram enviados a Istambul para estudarem na universidade. O filho do meio, Murat, deveria cursar Direito, em vez disso ele é viciado em apostas e cupons. O caçula Ömer, que deveria estudar engenharia, virou guitarrista em uma banda. Já o mais velho, Ferit, deixou a faculdade de medicina e passa a vida namorando não só uma, mas várias garotas ao mesmo tempo, até que três delas descobrem que estão sendo enganadas e bolam um plano de vingança. No meio disso está Zehra, uma bela jovem que mora com a família e ainda sonha em retomar o curso de medicina enquanto trabalha numa confeitaria para ajudar no sustento da casa. Quando os caminhos de Zehra e Ferit se cruzam por uma atrapalhada confusão, tem início uma história de encontros e desencontros que vai terminar com Zehra se unindo ao plano de vingança contra o mulherengo Ferit tendo por meta fazê-lo apaixonar-se para, no fim, quebrar o coração dele assim como ele fez com os corações alheios.
NOTA: 6 em 10 📝
Ah Nerede é a aposta leve de verão do canal Star TV e se trata da adaptação de um filme de mesmo nome, da era de ouro do cinema turco, originalmente produzido 45 anos atrás!
Os protagonistas do filme em que a série é baseada,
Gülşen Bubikoğlu e Tarık Akan
Esta moderna adaptação para a tv é mais uma comédia sem compromisso com verossimilhança, meio besta, mas que arranca algumas risadas. E apesar de o galã ser um babaca total e completo, a gente fica interessada em ver só pela interação dele com a mocinha - que, neste caso, vai se envolver com ele por um acaso da vida e depois por vingança. Sim, temos aqui os amados clichês do namoro-fake, da-vingança-que-vai-se-transformar-em-amor e do-ódio-ao-amor, tudo junto e misturado!
Ferit (Oktay Çubuk) e Zehra (Nil Keser)
Ah Nerede não oferece uma história muito profunda, e nem é esse o objetivo de uma comédia turca de verão 💁 Trata-se de uma série fácil, leve, com o único propósito de entreter. Se o telespectador a encarar assim, como o que é, pode ter bons momentos de distração vendo este show.
Resta saber se vai durar tempo suficiente para entregar pelo menos o básico da história... isto porque a audiência de estreia não foi lá grande coisa, na verdade foi baixa mesmo.
Uma das razões desses números baixos nas classificações, pelos comentários feitos em redes sociais, foi a comparação que o público turco fez entre os consagrados atores do filme original e os jovens atores que protagonizam a série de tv... o que, venhamos e convenhamos, é uma coisa bem injusta de se fazer. Mas com essa indisposição por parte do público local, Ah Nerede não foi muito bem recebida, o que é uma pena.
Não dá para exigir a mesma qualidade e peso de elenco, produção e toda uma história feita para tv e que se propõe a ser apenas uma comédia boba e leve de verão. Por outro lado, também sabemos que é bem complicado quando se trata de refazer uma obra cuja versão original é muito querida e fez muito sucesso no passado, a missão é quase inglória de reviver tudo isso, especialmente atender as expectativas de quem ficou com a obra original na memória afetiva, que deve ser o que acontece com o público da Turquia neste caso.
Ferit & Zehra (1975)
Ferit & Zehra (2022)
Então, é compreensível e inevitável que as comparações aconteçam nesses casos, mas se todo mundo fosse tão exigente assim, imagine que não teríamos a maioria dos remakes que existem no mundo! E outra, exigir que o remake seja sempre 100% fiel à versão original é praticamente querer rever o que já foi feito, então nem seria preciso uma repaginação, e sim bastava reprisar ou assistir eternamente àquela obra primeira.
Mas, enfim, parece que a expectativa do público de lá foi bastante alta e o episódio de estreia de Ah Nerede não conseguiu corresponder ao que a maioria esperava ver. É o que eu sempre digo: se esperar demais de qualquer coisa, a possibilidade de se desapontar é maior.
Outra razão que talvez tenha contribuído para a rejeição do público é que o primeiro episódio foi bem moderninho com relação a algumas questões sobre costumes, o que pode não ter sido muito bem visto por lá 👀
O elenco de Ah Nerede pode não ser o mais estelar, mas, no geral, os atores estão bem nos seus respectivos papéis e alguns personagens são bem engraçados. Destaque para a pequena Ahsen Türkyılmaz que faz a sobrinha da protagonista feminina (ela foi a Hayal em İkimizin Sırrı) e a muito engraçada Aycan Koptur (a hilária Vildan de Kazara Aşk).
Duygu é a sobrinha de Zehra
Huriye é mais uma personagem cômica de Aycan
Se Ah Nerede vai conseguir dar a volta por cima, ainda é cedo para dizer, assim como outras das séries listadas nesta review que não estrearam tão bem na audiência. Agora resta ao público torcer para que as suas dizis favoritas da temporada tenham sua chance de mostrar a que vieram e não sejam cortadas tão cedo da programação, sempre lembrando que tudo depende do público e da audiência lá na Turquia. Então, boa sorte aos fãs e espectadores de outros países, já que pouca ou nenhuma influência temos nisso 😢
E esta foi a terceira e última parte da nossa review sobre as estreias do verão turco. Claro que há outras séries que já estrearam por lá, ou que ainda vão estrear, mas, por questões de tempo e preferência, decidimos focar mesmo nas mais leves (comédias) e nas românticas, mesmo que com plots mais voltados ao drama, com exceção de İçimizdeki Ateş, que embora não foque tanto em romance promete desenvolver um ou outro casal.
Se você ainda não escolheu as suas séries da temporada para acompanhar, espero ter ajudado um pouco no seu processo de decisão com as 3 partes desta mega review! E se por acaso você já escolheu uma ou várias para acompanhar, boa sorte e divirta-se... lembrando sempre de não criar altas expectativas para o tombo doer menos 😅 ser fã de dizi é assim mesmo, a gente sempre cai e torna a levantar, já se preparando para a próxima 💪😂🤡
Lab Girl ✍
Comentários
Postar um comentário