Poliana Debutante 👧 ft Pinóquio 2.0 👃

A SAGA de Poliana continua no SBT! E, com pouco mais de um mês no ar, já deu para sentir o novo clima da trama e avaliar aquilo que ela trouxe de diferente e de novo para o espectador. A novelinha infanto-juvenil, que estreou com a proposta de segurar o público antigo e atrair uma nova audiência, vem enfrentando dificuldade em manter o pessoal diante da tv, enquanto nas plataformas digitais tem feito bastante sucesso. 

E é isso que vamos destrinchar aqui, os altos e os baixos de Poliana Moça, que agora, além de Poliana (Sophia Valverde) e seu parceiro João (Igor Jansen), conta com a participação especial de uma versão de Pinóquio do século 21! Não é para qualquer um misturar a criação de Gepeto com baile de debutantes 😂 Como diria Glória Perez, "pobre de quem não sabe voar" 🙃

Pinóquio 2.0, Poliana e João

🚩 ATENÇÃO!

Este é um post de crítica e opinião, portanto, não leve para o lado pessoal se você que o ler discordar do ponto de vista da autora da postagem. Aqui não há intuito de ofensa gratuita nem difusão de ódio a obra e/ou intérpretes de personagens eventualmente criticados, apenas ponto de vista e análises que podem não refletir a de outros espectadores, especialmente fãs. Aviso dado, caso discorde de algum ponto aqui levantado e/ou queira manifestar-se *e d u c a d a m e n t e*  nos comentários, seja bem vind@!


POLIANA MOÇA 👧🦋

No dia 21 de março de 2022, teve início a continuação da saga As Aventuras de Poliana no SBT, aquela novela infanto-juvenil que parece ter sido a mais longa da história das telenovelas brasileiras... mas não foi, não, minha gente! 😆 Com certeza foi uma das mais longas, ainda assim não A Mais Longa. Okay, dito isto, vamos ao que interessa aqui para fins deste post: a continuação da novelinha.

Pois é, ainda durante a longa (quase eterna) exibição de As Aventuras de Poliana, já existia planos de fazer a continuação que está no ar agora. Porém, com a pandemia, o projeto teve que ser adiado - e até que foi bom, já que a ideia era trazer os personagens interpretados pelos mesmos atores numa sequência em que viveriam os conflitos da adolescência. Assim, o tempo de intervalo entre o final das gravações de As Aventuras e a retomada das gravações de Poliana Moça acabou sendo benéfico, afinal de contas, nesse intervalo de 2 anos os atores mirins cresceram de verdade e estão visivelmente maiores, em plena puberdade, o que convence muito mais o espectador, dando aquele gostinho de realidade ao que vemos na tela.

Assim, está no ar a fase da novela em que a Poliana entra nos seus 15 anos e, com eles, vem não só o baile de debutante (numa releitura mais moderninha, claro) como também os conflitos típicos dessa fase da vida da mocinha: o descobrimento do amor e interesses amorosos, amadurecimento, tomada de decisões, responsabilidades, enfim! 💁


Poliana e João dançam no picadeiro do baile de debutante com temática circense 🎪 


  • O QUE HÁ DE NOVO?

Uma das coisas que mais chamou minha atenção, e logo de cara, foi justamente a "nova cara" da novela Poliana, e digo como produto mesmo! A novelinha está com uma fotografia melhorada, imagens com maior qualidade e até os cenários passaram por um upgrade - embora permaneçam os mesmos, quem observa atentamente vai ver que estão mais bem montados e produzidos, receberam um verniz, por assim dizer. 


Cenários mais bonitos e iluminados, fotografia melhorada

Ou seja, o SBT investiu bem os caraminguás que tinha em caixa 💸 para fazer de Poliana Moça O Produto da temporada! E conseguiu mesmo oferecer ao espectador algo com cheirinho de novo, embora seja uma continuação da novelinha anterior. É uma sequência melhorada em termos de fotografia e produção, oferecendo algo mais bonito e mais bem cuidado, é o que se pode notar logo de início. E isso é muito bom, afinal, uma bela apresentação ajuda bastante no sucesso de uma novela.

Temos, em Poliana Moça, praticamente o mesmo elenco de As Aventuras de Poliana, com a diferença de que agora eles estão em plena adolescência, e, assim sendo, a trama aborda os dilemas típicos dessa fase da vida: o amadurecimento, os conflitos envolvendo amizades, a descoberta do amor, etc. Há algumas caras novas entre o elenco juvenil já que alguns atores mirins que estavam na primeira fase não retornaram. E assim o público fiel da novelinha não fica totalmente órfão de seus personagens favoritos e ainda ganha novos personagens por quem torcer, contra ou a favor.

Porém, para não perder o foco na audiência mais tenra, pequenos novos atores também foram introduzidos para fazerem as vezes das crianças da história que agora estão crescidas. É o caso dos irmãos Pedro e Chloe, que são os responsáveis por viverem as aventuras e dramas mais infantis de Poliana Moça.


Pedro (Tavinho Martins) e Chloe (Mariana Campolongo)


  • APELO INFANTIL REPAGINADO
E como o SBT não quer perder de vista o público que se tornou o seu bem sucedido alvo nos últimos anos, a saga de Poliana não poderia se transformar numa espécie de Malhação só porque os personagens principais cresceram e a trama resolveu focar nessa fase dos jovens protagonistas. Daí que a senhora Abravanel foi beber de outra fonte: os contos infantis. Pois é. 


Poliana e o boneco Pinóquio

Para As Aventuras de Poliana, Íris inspirou-se no livro Polyanna de Eleanor H. Porter, que também escreveu uma sequência intitulada Pollyanna Moça, narrando as experiências vividas por sua jovem protagonista quando esta se tornou uma mocinha.


Agora, além de seguir se inspirando (com grande margem de liberdade) nas obras da autora estrangeira, Íris Abravanel resolveu mergulhar no universo dos clássicos infantis e elegeu Pinóquio como sua fonte de inspiração para acalentar o público mirim. Se na primeira fase da novela tivemos uma menina robô criada pelo Senhor Pendleton, pai de Poliana, agora na segunda fase temos um boneco de madeira que foi criação do avô da protagonista e que, anos mais tarde, tornou-se o protótipo daquela robô. 

Como a menina ciborgue Ester acabou ferindo Poliana, o Senhor P. a desativou e desistiu de mexer com esse projeto. Os vilões da história, porém, resolveram se unir anos mais tarde, em Poliana Moça, e com peças da finada andróide Ester e roubando o boneco Pinóquio do laboratório do magnata da tecnologia, eles tentam dar vida ao brinquedo para lucrar com isso, claro!


Os vilões Waldisney, Violeta e Roger

A surpresa é que o boneco vai experimentar sentimentos humanos, porém, com algumas falhas no sistema e influência do trio de vilões, Pinóquio 2.0 vai adquirir o hábito de mentir para fugir das enrascadas e até para impressionar as pessoas, o que se tornará um hábito, levando-o a sofrer alterações que farão seu nariz crescer cada vez que ele disser uma mentira 👃 E será assim que os roteiristas de Poliana Moça reviverão a clássica história de Pinóquio, repaginada com muita tecnologia numa adaptação a la século 21!

Curiosidade: o jovem ator responsável por viver esse Pinóquio da era moderna, João Delfino, tem vivido um grande desafio porque, além da interpretação, ele tem que passar por 2 horas para a caracterização do boneco 😲

João Delfino caracterizado como Pinóquio


  • AS TRAMAS DE POLIANA MOÇA

Os personagens passaram por um avanço de tempo que, na novela, estabeleceram como de 3 anos. Agora Poliana já sabe quem é seu verdadeiro pai e vive com ele, o magnata da tecnologia Otto Pendleton, interpretado pelo eterno Tomás de Pérola Negra e Said de O Clone, e MAIS IMPORTANTE DE TUDO, o melhor pior confeiteiro amador do Bake Off Celebridades... sim, senhoras e senhores: Dalton Vigh! 💁

👏

A tia de Poliana, a Luísa (interpretada pela atriz Thais Melchior), agora está casada com seu amor de adolescência, o professor Marcelo (Murilo Cezar) e vive o conflito de ainda não ter conseguido engravidar nesses 3 anos de casamento. 


Casal água de chuchu: Luísa e Marcelo

Pessoalmente, acho bem sem graça esse romance da tia da Poliana com o professor da garota, o Marcelo, desculpe aí quem é fã do casal ✋ mas é um par muito sem tempero e esse conflito do filho não agregou nada de muito interessante para a história deles, apenas um drama monótono. Cada vez que vejo uma cena deles não consigo me conectar com os personagens. Luísa ficou tão sem graça quanto o marido nesta segunda fase da novela: juntou a falta de fome com a falta de vontade de comer! 

Talvez se o par dela fosse um personagem mais complexo/interessante e/ou divertido não teria essa sensação de chatice e monotonia com relação ao casal adulto da trama... o que me faz lembrar daquele primeiro interesse amoroso da tia Luísa lá atrás, ainda na primeira fase, o açougueiro Afonso - que pelo menos era engraçado e rendia boas cenas que arrancavam risadas 😀


Afonso, além de engraçado, tinha mais química com a tia Luísa

Já esse romance água de chuchu da Luísa com o professor Marcelo já não era bom antes, agora então que acabaram todos os conflitos possíveis que os mantinham separados, quando finalmente eles ficam juntos, como não tem história mais para render inventam esse drama do filho que vem-não-vem. É um negócio tão forçado! E nem com esse arco dramático o casal rende, infelizmente. 

Talvez seja a forma como esses personagens foram escritos, não sei, só sei que os dois juntos não provocam aquele boom de carisma que é sempre esperado dos casais de destaque nas novelas 😐 É um casal tão sem sal nem açúcar que era melhor ter ido ver o filme do Pelé (fãs de Chaves entenderão 😂). 

Ou seria melhor se tivessem juntado o Otto com a tia da Poliana 🤔 ...? Pensando bem, e não é que considerando essa hipótese agora bem que teria dado um plot mais interessante?!! 😮

Não só porque o Dalton Vigh é um ótimo ator e de um gabarito que merecia ser o par adulto da mocinha adulta da novela, mas também porque o Otto é um personagem interessante desde o começo e que ainda continua interessante 👍


Dalton Vigh é Otto Pendleton na saga de Poliana

O cara era um recluso na primeira fase da novelinha, um gênio que vivia enclausurado numa casa toda tecnológica criando mais coisas tecnológicas e que evitava o contato humano e convívio social até conhecer a Poliana, e daí a história foi se desenrolando de modo que o personagem veio crescendo, sofrendo pequenas mudanças e agora, na segunda fase, já é menos humanofóbico 😆 e está aprendendo a ser pai da forma mais difícil: sendo pai de adolescente 😅

É interessante ver como esse personagem veio evoluindo, tornando-se mais sociável, mais próximo da filha, mas sem deixar a sua essência que o caracteriza como um gênio da tecnologia sério e de poucas amizades. Ou seja, Otto oferece um combo complexo e interessante.

E, bom, além das questões próprias da adolescência, Poliana Moça aborda temas familiares, amizades, a força do bem contra o mal, o uso responsável dos avanços tecnológicos. Mas o foco principal, claro, sempre acaba sendo o amor em todas as suas formas - seja em família, entre amigos ou mesmo entre as pessoas de forma geral.


  • O AMOR ESTÁ NO AR 💘

A transformação da protagonista que entra numa nova fase da vida já pode ser sentida pelo clima da abertura que, ao som de uma batida pop moderninha, faz uma delicada referência a metamorfose das borboletas...



🎥

Como Poliana agora é moça (👌😉) claro que ela começa a se interessar pelos rapazes, e o interesse amoroso surge justamente pelo melhor amigo de infância, o co-protagonista João. 


#Joliana antes... 👧👦


#Joliana agora 💞

Porém, como a adolescência é a fase mais confusa da vida, a Poli fica sem saber o que fazer - ao mesmo tempo que o coraçãozinho dela fica mexido quando o amigo confessa seus sentimentos românticos por ela, a garota também tem dúvidas e medo de que a amizade dos dois acabe.


É aquela mistura e confusão perfeita dos sentimentos mais lindos, amizade e amor 💕

Realmente, João e Poliana combinam muito e formam o casalzinho destinado a acontecer na trama... só que, como nada é tão fácil assim nas novelas, tem um vilãozinho teen para melar o lance Joliana 😛 


Eric é o rival de João

Mas o cupido não se dedica apenas aos adolescentes em Poliana Moça, os jovens mais crescidinhos também estão às voltas com esse sentimento confuso e complicado que é o amor... ah, o amor! 😁 É o caso da moderninha Raquel (que já estava na primeira fase) e do recém chegado André, um agroboy descolado e convencidinho. Esses dois brindam o espectador com o velho e amado clichê do se-odeiam-se-amam 💥💓

Eles fazem parte do núcleo jovem da universidade que entretém o "público Malhação", enquanto os adultos ficam por conta de agitarem as subtramas familiares e mais maduras, garantindo, assim, o entretenimento para a família inteira, dos 8 aos 80, que é o público alvo do SBT com suas novelas infanto-juvenis. Ou seja: tem personagens e tramas para todas as idades!


Poliana Moça é entretenimento para toda a família 👪


  • POLIANA E OS NÚMEROS

Apesar de todo o esforço de divulgação e de algumas mudanças positivas da fase anterior para a atual, a novelinha infanto-juvenil do SBT vem registrando números cada vez menores de audiência. Poliana Moça, que começou muito bem, da estreia para cá perdeu 40% do seu ibope! 😱 

Porém, seguindo os ensinamentos da protagonista Poliana e fazendo o Jogo do Contente, o lado positivo é que nas plataformas digitais do SBT o produto é um sucesso - como no canal do youtube TV Zyn, voltado para o público adolescente, e o próprio canal Poliana Moça que, além dos capítulos da novelinha ainda apresentam um podcast com os atores do elenco. 

Esse fenômeno se explica facilmente: o público para o qual a novela é voltada é justamente um público que passa mais tempo na internet, portanto, a aposta em criar canais no youtube com conteúdo relacionado à Poliana Moça e seu elenco, com material extra e bastidores da trama é uma fórmula exitosa.

Já a tv, vem caindo nos últimos anos e isso de forma geral. Nem a Globo é mais o que era antes em termos de audiência e público cativo que acompanha sua programação pela telinha. Hoje, os serviços de streaming e as mídias sociais na internet abocanham uma parte desse público que não quer e/ou não tem tempo nem paciência para perder com comerciais e sensacionalismo para prender audiência; hoje em dia tudo é muito rápido, está a um clique de quem se interessa em pesquisar. E muita gente não quer mais ter que esperar para ver um capítulo de sua novela preferida por dia, prefere maratonar suas novelas e séries ou mesmo os programas que na televisão temos que esperar horas para ver o que vai acontecer a seguir.

No caso dos mais jovens, que é o público alvo de Poliana Moça, eles são muito mais conectados e querem sempre conteúdo novo, é por isso que o produto funciona muito bem no youtube, que oferece extras e permite ver e rever os capítulos da novelinha sem os longos breaks comerciais da tv. Não há nada de surpreendente nisso, a surpresa é que mais canais ainda não tenham aderido a esses chamarizes digitais. Jovens que sentam o bumbum no sofá para ficar vendo coisas em frente a tv é cada vez mais raro!


Ver televisão, especialmente tv aberta, é um hábito. Muitas vezes é falta de opção também. Só que hoje em dia, quase todo adolescente (até mesmo crianças!) têm um celular na mão e podem acessar o que quiserem. Então, esse tipo de público não vai mesmo ficar sentado diante do aparelho televisor quando tem pelo menos um celular, quando não um computador, um tablet etc...

Na tv, Poliana Moça ainda pode cativar quem já tem esse hábito de sentar na frente da televisão. Se o que a emissora quer é ter o público familiar assistindo junto e dando audiência, vai ter que rebolar mais um pouquinho para manter tantas famílias ligadas no SBT... que, aliás, vem perdendo audiência como um todo por falta de renovação e criatividade na sua grade de programação. O período é difícil para todas as emissoras de tv no país, e quanto menos elas se reinventarem, mais audiência seguirão perdendo 💁

Mas, voltando ao caso específico de Poliana Moça, que é uma novela ainda super recente, a fuga de telespectadores pode se explicar também, talvez, pelo arrastar da trama. No começo a história estava mais ágil, agora parece que começou a perder tempo com as típicas enrolações aqui e ali e cenas para "encher linguiça" que cansam a paciência de quem assiste. O público de novela vem se tornando cada vez mais exigente, e se a história não segue trazendo uma novidade a cada capítulo e não imprime um ritmo mais ágil, a tendência é que os espectadores se cansem e parem de assistir e/ou mudem de canal.

Então que Íris Abravanel e seu staff turbinem as máquinas porque a novelinha já anda perdendo até para a reprise de Carinha de Anjo que entra na sequência! O que nos faz imaginar se essa pequena inovação de fazer uma novela mais adolescente não teria quebrado a demanda de um público já fidelizado que acompanhava as novelas mais infantis dessa faixa de horário no SBT 🤔 São fatores a considerar, mas que parecem estar refletindo, de alguma forma, nos números de audiência. 

Como toda novela do SBT costuma ser longa, e Poliana Moça ainda tem uma boa estrada pela frente, ainda dá tempo de analisar e entender os possíveis problemas da obra e tentar corrigir a rota, recuperando a audiência - pelo menos parte dela. Mesmo a crise dos números sendo generalizada e afetando todas as novelas de todas as emissoras, ainda é possível fazer alguma coisa, sim. Nem tudo está perdido para a televisão aberta, nem para as telenovelas, desde que haja boa vontade e um pouco de mente aberta e criativa. Desejamos sorte! 🍀

Lab Girl ✍

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review - Fatmagul: O Grande Final

O SALDO FINAL DE KALP YARASI (Coração Ferido) 💔🩹

Review Fatmagul - Emoções Finais