¿PASIÓN DE GAVILANES ENVELHECEU MAL? 🤔

APÓS quase duas décadas de sua estreia e depois de se ter consolidado na memória afetiva do público latino-americano como um grande sucesso, a novela colombiana Pasión de Gavilanes voltou para uma segunda fase da história dos clãs Reyes e Elizondo... mas, será que a obra envelheceu bem como um bom vinho ou veio com um gostinho de vinagre nesta sequência que se pretendia moderna e inovadora? 🤔 É o que vamos analisar aqui, então senta que lá vem o texto! 💁


🚩 ATENÇÃO!

Este é um post de crítica e opinião, portanto, não leve para o lado pessoal se você que o ler discordar do ponto de vista da autora da postagem. Aqui não há intuito de ofensa gratuita nem difusão de ódio a obra e/ou intérpretes de personagens eventualmente criticados, apenas ponto de vista e análises que podem não refletir a de outros espectadores, especialmente fãs mais ardorosos. Aviso dado, caso discorde de algum ponto aqui levantado e/ou queira manifestar-se *e d u c a d a m e n t e*  nos comentários, seja bem vind@! 



 PASIÓN DE GAVILANES 2 🦅 🧡🔥

Quando veio a notícia de que fariam uma continuação de Pasión de Gavilanes, o público que acompanhou a novela de 2003 se empolgou com a ideia de rever os personagens que cativaram a audiência e permaneceram no imaginário popular por tantos anos. A própria que vos escreve aqui pensou, em princípio, que seria interessante esta sequência. Claro, a gente que já é gato escaldado sabe que a possibilidade de ressuscitarem uma novela muito famosa e que fez muito sucesso no passado, seja através de um remake ou de uma sequência anos depois, é algo altamente arriscado e que, na maioria das vezes, acaba sendo um desastre.

No caso de Pasión de Gavilanes não criamos muito expectativa, até porque nem todos os atores principais toparam fazer a continuação logo de cara e depois, quando a produção já estava arrancando lá na Colômbia, foi dito que focariam mais nos novos personagens, ou seja, na nova geração dos Reyes Elizondo, os filhos/sobrinhos dos protagonistas da primeira temporada. Okay, até aí tudo bem. Não criamos grandes expectativas... e mesmo assim, veio a decepção! 😕


Os casais 20 anos depois

Aqui falo da minha experiência pessoal: até gostei da estreia de Pasión de Gavilanes 2 (inclusive, fizemos a review do capítulo 1), mas, com o passar dos capítulos, a coisa foi ficando meio esquisita... com as alterações promovidas na vida dos protagonistas originais e com coisinhas aqui e ali que o roteiro foi colocando acabei perdendo a paciência e antes mesmo de chegar no capítulo 20 deixei a novela de lado. Sim, fiquei um tempo sem acompanhar os capítulos, nem tinha vontade de ver. 

Daí, um belo dia resolvi maratonar tudo que já tinha ido ao ar (a novela já chegou no capítulo 59 no dia em que escrevo este post) e o incômodo foi tão grande com tanta coisa que vi que não pude deixar de parar para analisar e escrever isto aqui! Simplesmente porque, independente de qualquer coisa, eu não consigo desligar o cérebro totalmente mesmo quando vejo algo para entreter, e no caso específico de Pasión de Gavilanes 2 passaram da conta do que seria tolerável em uma obra de ficção produzida em pleno século 21 👎

Sem querer ser chata, mas já sendo, não dá pra passar pano para tanto grosseria e falas, cenas e enredos de mau gosto que botaram nesta segunda temporada. E aí não é de se estranhar que a audiência vem sendo horrível. Tudo se explica quando a gente assiste aos capítulos da novela e se depara com o que apontaremos aqui. 

Longe de se tratar de mimimi, como espectadores temos que analisar as coisas que nos jogam para consumir e não engolir tudo com a desculpa de se tratar de mera ficção porque muita coisa não é aceitável. E em termos de qualidade de roteiro, de ideias originais e abordagem de temas importantes, Pasión de Gavilanes 2 deixou muito a desejar! É o que vamos analisar a seguir.


PERDIDOS NO TEMPO 


  • DESSERVIÇO

O machismo, a violência contra a mulher, assédio e abuso sexual são assuntos espinhosos que fazem parte da sequência de Pasión de Gavilanes, PORÉM, em vez de serem tratados de forma crítica e mostrados como maus exemplos, eles têm sido tratados como se fossem coisa natural no enredo da novela. Embutidos em cenas aqui e ali, pincelados de forma circunstancial, não vemos tais temas abordados com a devida seriedade, e sim como algo que faz parte do comportamento dos personagens, sem maiores problemas e questionamentos.

Na década de 1990 era muito comum vermos, nas novelas latinas, comportamentos e diálogos que hoje em dia não passariam pelo crivo dos espectadores, o que é muito natural se considerarmos a evolução que a sociedade sofreu de lá para cá. Dito isso, sabemos bem que não se pode ver uma obra que retrata uma determinada época de tempo e espaço com as mesmas exigências que faríamos se essa mesma obra fosse escrita/produzida hoje! E é justamente aí que a coisa pega para Pasión de Gavilanes 2: esta sequência é escrita e produzida em 2022 para um público deste tempo!!!

A primeira temporada da novela foi escrita e exibida no ano de 2003. Os anos 2000 estavam apenas começando, e até mesmo a moda ainda manteve muita coisa da década anterior nos seus primeiros anos. Portanto, ainda podemos detectar em Pasión de Gavilanes de 2003 coisas que eram comuns nas novelas da década de 1990. 

Em 2003, o personagem Juan deu um tapa na cara da irmã! 

Se algumas coisas (não todas) eram perdoáveis lá atrás, ou no mínimo não causavam tanto problema, nos dias de hoje não passam em branco mesmo. E Pasión de Gavilanes 2 trouxe traços complicados para a nossa atualidade, que não refletem amadurecimento dos responsáveis pelo roteiro e acaba afetando a história e os personagens. 

  • JOVEM COM VISÃO MACHISTA?

Até a filha da Rosario Montes, Muriel, que é uma moça jovem, moderna, estudada e viajada, entrou na novela de 2022 ignorando que a mãe é uma mulher independente que decidiu deixar o marido (um sujeito abusivo) e exigindo que ela voltasse imediatamente para casa, gritando que era o lugar onde ela deveria estar. 


Muriel Caballero Montes (Camila Rojas)

E olha que eu não gosto nadinha da Rosario, mas a filha dela chegou com uma empáfia e bradando falas dignas de um velho machista do século 19, foi constrangedor e irritante de ver, o que não contribuiu em nada para que eu simpatizasse com a personagem da moça. Claro que a intenção era estabelecer a rivalidade entre mãe e filha logo de entrada e também dar a entender que a Muriel pegou isso do pai, que nem apareceu ainda e ao que tudo indica é um homem escroto. 

Mas os roteiristas não podiam ter escrito a primeira cena da chegada dessa personagem com tintas menos retrógradas? Até porque se supõe que Muriel foi criada numa cidade grande, tendo acesso não apenas a um bom estudo e cultura, mas também a tudo que o dinheiro pode comprar, e além disso tudo ela sabe que o pai é um tipo possessivo. 

Enfim, era de se esperar que a Muriel fosse apresentada com uma mente um pouquinho mais aberta, mesmo Rosario sendo uma mãe distante, nada amorosa e dedicada, mesmo assim foram de péssimo tom as falas apresentadas pela Muriel em sua chegada em Pasión de Gavilanes 2, ainda mais depois de ver, já no capítulo seguinte, que essa personagem não era nada disso que a primeira cena dela fez crer.

Dá para entender que o roteiro quis estabelecer de cara a relação conflituosa entre mãe e filha, mas com exigências e falas tão machistas a Muriel só soou antipática e histérica. Foi exagerado e até desnecessário apresentarem a personagem assim em sua primeira cena, de um modo tão desfavorável!


O bom é que esse tom da Muriel diminuiu bem a partir do episódio seguinte à sua chegada e ela se tornou mais simpática... então, fica a pergunta: porque já não fizeram ela assim desde o começo? Ela podia, sim, chegar causando conflito com a mãe Rosario sem precisar tratá-la como se fosse um capacho do marido e da filha, e não uma mulher independente. Não precisava do exagero histérico e preconceituoso que fizeram para introduzir a Muriel na história, na minha sincera opinião. Dava pra começar acertando em vez de irritando. 🤨


  •  OS GÊMEOS TRASTE 

Os gêmeos León e Erick, filhos de Juan e Norma, foram outra decepção. Ao contrário da Muriel, que chegou escrotizando e depois se mostrou gente boa, com o passar dos capítulos os irmãos Reyes Elizondo foram se revelando uns machistinhas cínicos e ficou cada capítulo mais difícil de suportar os dois.


León (Juan Manuel Restrepo) e Erick (Sebastián Osorio)

Entendo que quisessem escrever esses personagens como rapazes meio conflituosos, irreverentes e até na linha da rebeldia, mas sendo filhos de Juan e Norma eu esperava que eles fossem um tantinho menos desagradáveis. A implicância deles com o irmão mais velho, Juan David, não é só por ciúme por acharem que ele é mais querido/paparicado pelo pai, a gente vê que há uma implicância porque Juan David é mais quieto e reservado quando se trata de se relacionar com o sexo oposto. 


Juan David (Bernardo Flores)

Ou seja, como JD não sai pegando geral nem se gabando das mulheres com quem sai - ao contrário dos gêmeos - eles pegam no pé do mais velho. Chega a ser chata de tão ridícula e ultrapassada essa premissa. Estamos em pleno século 21 e mesmo se tratando de uma zona rural, que é menos moderna na sua estrutura e nos seus pensamentos, não dá pra achar normal que entreguem isso como sendo algo divertido, sem qualquer crítica ou luz desfavorável sobre um comportamento tão infame. Pensar que isso ainda seja o tipo de coisa que querem nos apresentar numa novela que se propõe a ser moderna, sinceramente, cansa. 😑

Se queriam que o público amasse esses gêmeos encapetados então erraram feio na mão na hora de escrevê-los porque eles vivem aprontando coisas sérias demais para dois marmanjos. Coisas do tipo tentar arrombar a residência da Rosario Montes para falarem com a filha dela, a Muriel, numa disputa ridícula e machista para ver qual dos dois conquistava a moça. Aliás, o que foi o comentário sobre eles gostarem de dividir as mesmas mulheres... olha 🤦🤦🤦! E esses são só alguns exemplos 😫


  • A ROMANTIZAÇÃO DE UM ABUSO SEXUAL

O abuso sofrido pelo Juan David é outra coisa intolerável. Antes fosse que tivessem planejado isso como forma de alerta, de conscientização e crítica. Mas não foi assim que trabalharam isso na novela. Até mesmo pelo material de divulgação fica comprovado que no começo, SIM, quiseram vender essa história entre Juan David e Rosario como um "romance". Que saudável, não?!

O cara estava chapado! 🚨

É fato que Juan David se sentiu atraído pela Rosario desde que se viram pela primeira vez. Mas também é fato que ele resistiu a essa atração - por vontade própria - por um bom tempo. Tanto que na noite do abuso, ele falou não ~mais de uma vez~ e disse que queria ir embora... que parte disso a Rosario e os roteiristas não entenderam? A mulher simplesmente abusou de um rapaz que estava drogado! Sim, a bebida dele foi batizada, e mesmo que fosse só álcool puro já era o suficiente para ela deixar Juan David ir embora, até porque uma mulher sensata ia preferir ir para a cama com alguém que estivesse 100% sóbrio para concordar e curtir plenamente o ato sem a influência de qualquer substância que pudesse estar nublando seu sistema no momento 💁

Infelizmente ainda tem gente que pensa que isso está ok só porque no final Juan David acabou cedendo (claro, a mulher praticamente o agarrou e o jogou na cama enquanto ele estava com os sentidos fracos!). Esse negócio só foi ficando mais e mais esquisito, nem ele percebeu depois o que realmente tinha acontecido e a edição ainda ficou forçando pelos capítulos seguintes que ele estava pensando na Rosario como se estivesse desejando tudo de novo. Só que ele não procurou por ela depois do ocorrido, foi ela quem foi atrás dele e o pegou mais uma vez desprevenido - dessa vez sem a influência de qualquer substância, aí sim ele caiu na teia da atração. Mas até aí não foi assim. E é complicado você forçar uma romantização em cima de algo tão sério como um abuso - porque foi exatamente o que aconteceu!


🚨🚨🚨

A personagem Rosario está nitidamente bem mal da cabeça e das emoções. O que ela sente pelo filho de Norma e Juan está longe de ser atração pura e simples, é uma obsessão (doença) e como tal tem levado a mulher a cometer loucuras e barbaridades para obter o que ela quer: Juan David, seu objeto de desejo. 

Nada nem ninguém podem pará-la, ela está disposta a tudo para isso e não usa nem um resquício de racionalidade quando se trata do assunto. PORTANTO, sim, senhoras e senhores, ela precisa urgente de um psiquiatra e remedinhos ou de um par de algemas mesmo. Não dá para florear nem romantizar algo tão sério assim, e infelizmente a novela está tratando isso de uma forma rasa demais, forçou cores de romance com musiquinha e flashbacks lá no começo e ainda hoje, capítulos e mais capítulos depois, ainda colocam o Juan David como seduzido pela Rosario mesmo sem querer querendo 🙄


  • É ABUSO ATRÁS DE ABUSO! 🚨

E o que foi a cena em que a Rosario quase estuprou o Juan David no estábulo?! E depois o pai dele atacando a Rosario ali mesmo?!! 🆘🤯😵😳 Esse povo que escreve essas parada é tudo doido???!!! Esse tipo de cena foge a toda lógica e bom gosto! 


Rosario ataca Juan David no estábulo...


...e Juan ataca Rosario depois para lhe dar uma "lição" ✋🚫

🚨🚨🚨


Nem dá pra saber o que foi mais constrangedor e incômodo: ver a cena ou ver depois várias personagens femininas justificando a atitude do Juan como ele sendo cabeça quente mesmo, que ele saiu do sério porque a Rosario provocou... tá certo que ela é uma louca, obcecada, beirando o crime com o assédio ao Juan David, mas o rapaz já está bem crescidinho para impor certos limites ele próprio, para dar o fora na mulher e deixar bem claro que não quer os avanços dela. NO MÍNIMO tanto o Juan David quanto o pai dele deveriam ter lidado de forma civilizada com o assunto em vez de partir para um absurdo desses! E os roteiristas não deveriam nem ter cogitado a ideia, o que dirá levar isso ao ar 🤦

Pra cabeça quente a solução é banho frio, viu, Juan? 😒

Aliás, os gêmeos já haviam tratado a Rosario de forma violenta e abominável nos primeiros capítulos, quando a atacaram precisamente no estábulo. O que acontece com os homens dessa família? Os mocinhos da história tinham que pelo menos ter caráter, não é não? Esse tipo de atitude é inadmissível da parte deles e ainda mais com  as justificativas propostas pelo roteiro, são péssimas escolhas de rumo, só fomentam uma mentalidade doentia que deveria ser combatida e não tratada de forma tão leviana com justificativas idiotas. Isso não condiz com o que se espera de protagonistas 🚫


🚩🚩🚩🚩


Mesmo achando que a Rosario tava mais do que precisando de um chega-pra-lá e de uma lição, essa não era a forma... aliás, foi a pior forma que poderiam ter encontrado de fazer isso! E no caso da cena com Juan David e o pai dele e a maldita da Rosario, a maluca criou o caos e o cabeça quente do Juan deu motivos pra Norma botar ele pra fora de casa. Ou seja, ainda usaram esse plot horroroso para criar conflito entre o casal de protagonistas porque faltaram ideias boas para escrever 😒

  • ROMANTIZANDO A VIOLÊNCIA 

E o que dizer da cena em que o Juan entra armado num quarto para dar o "flagra" na esposa  👀 Que desserviço tremendo! Juan ia matar a Norma? O Duarte? Os dois? Nada aconteceu porque ele pegou foi o sobrinho lá dentro com o cara, mas se não fosse assim, o que o Juan ia fazer? Que espécie de exemplo é esse vindo de um dos personagens principais que é tido como o mocinho??? Ainda não consegui entender 😐



  • A BANALIZAÇÃO DA TRAIÇÃO DO ÓSCAR A JIMENA

Como se não bastasse terem estragado a relação do casal Jimena e Óscar com uma traição da parte dele, ainda tentaram normalizar a pulada de cerca! Não foi suficiente um dos protagonistas masculinos ter traído a esposa e escondido na base de muitas mentiras e subterfúgios o fruto dessa traição, ainda colocaram em breves falas dos personagens Juan, e do próprio Óscar, que o cara casado fazer sexo com uma estranha por 2 vezes não pode ser considerado como traição... 🤡 ele só estava se "sentindo sozinho" enquanto a Jimena estava fora do país ~ t r a b a l h a n d o ~ e se deu o direito de ir buscar sexo com uma maluca na rua... e qual foi a justificativa do personagem? "Isso acontece" 😒


Óscar FDP 😠

Na cabeça dos roteiristas só seria traição se o cara estivesse vivendo um caso todos esses anos com a demônia da Romina. Pouco importa que bastaram as duas transas que o Óscar falou que teve com a diaba para resultar num filho que não é da esposa dele! Mas para quem escreve a novela isso não interessa, deixaram a ideia de que o fato da Romina ter engravidado foi só um mero acidente de percurso 🙃 Sinceramente! 🙄 Passada de pano legal pra pulada de cerca de um dos personagens masculinos principais da história 🧻💩 

Óscar passou anos escondendo que tinha um filho fora do casamento, ainda manteve a mãe do menino praticamente no quintal da casa onde ele vive com a esposa, o que proporcionou que a doida ameaçasse e colocasse em risco a integridade física, emocional e até a vida da Jimena a quem o Óscar supostamente tanto ama! E não só a Jimena, mas outras pessoas sofreram as consequências disso, como foi o caso da senhora que trabalha na casa deles e até da sogra Gabriela que quase morreram. 

Tudo isso por quê? Porque o covardão do Óscar nunca teve a coragem e a decência de contar para a esposa que teve um filho com outra! E isso não é traição??? Ocultar, mentir, até onde eu saiba também são formas de trair uma pessoa. Se ele fez isso com a esposa com quem ele é casado há tantos anos, então, nem se fala! 

A covardia do Óscar custou um preço muito alto, e, sinceramente, não daria pra perdoar a falta de atitude dele que trouxe tanto mal para dentro de casa. Sabendo que a Jimena não podia gerar um filho e esse era um sonho dela, como que o cara me faz a burrada de engravidar outra? Foi muita covardia, sacanagem, falta de respeito e me faltam mais adjetivos para descrever tanta lambança! 😫


Jimena comeu o pão que a Romina amassou por culpa do Óscar

E como se não bastasse a traição do Óscar, ele ainda se sentiu no direito de ficar com ciúme da Jimena com um amigo modelo dela lá... com direito até a murro na cara do sujeito. Afinal de contas, a ideia aqui é a de que homens podem trair, é coisa que acontece, mas as mulheres não podem nem desabafar com um amigo sobre a traição do marido que esse mesmo marido se acha no direito de ficar enciumadinho 🤡 Ah, esses roteiristas!


Javier Ángel, amigo de Jimena, despertou o ciúme e o cinismo do Óscar



  • FUNCIONÁRIO PERVERTIDO E ASSEDIADOR

O peão tarado da fazenda Reyes que botou os olhos na Norma é outro sintoma do machismo que permeia a novela. Se a abordagem fosse de outra forma, até seria aceitável, mas escrevem subtramas machistas em todos os núcleos, tanto dos vilões quanto por parte dos que deveriam ser os mocinhos e que por isso mesmo deveriam se pautar por um comportamento mais digno, longe das canalhices que deveríamos esperar somente dos vilões.


Nojo desse peão pervertido!

Foi de péssimo gosto o que fizeram a Norma passar, especialmente porque no histórico dela a personagem já foi violentada no passado, e na primeira temporada o ex-marido tentou repetir a dose. Ou seja, era totalmente desnecessário fazer a pobre passar por isso mais uma vez, mesmo que o bandido de agora não tenha conseguido ir até o fim. Foi um momento horroroso de assistir, que com certeza causou repulsa e ainda mais em quem viu a primeira temporada da novela e lembra que Norma já foi abusada 😖

E o pior de tudo é que esse tipo de plot não teve propósito NENHUM! Absolutamente zero, acrescentou nada à história! Pelo menos a Norma foi salva a tempo pelo Juan, que dessa vez, aí, sim, tinha razões suficientes para atacar alguém! Mas a cena foi de um mau gosto, no final mais parecia que era a Norma quem estava consolando o Juan do que o Juan a Norma que tinha acabado de quase ser vítima outra vez de uma violência sexual! 🤦


A cena foi uma vergonha alheia

Olha, tá tudo errado... não dá pra defender, não. O roteiro tá cheio de coisas de mau gosto, não sabem tratar dos assuntos com seriedade, brincam com coisa séria. Por mais que se queira elogiar Pasión de Gavilanes 2 - e existem, sim, elementos a serem elogiados como o talento do elenco, a bela fotografia, os figurinos, a estética e tal - infelizmente quem escreve faz de tudo para atrapalhar, é uma autossabotagem impressionante! E aí a gente se pergunta se faltou boa vontade ou evolução por parte dessas pessoas encarregadas do texto, porque, como podem visões tão ultrapassadas (e algumas até escabrosas) assim estarem presentes numa história ambientada em pleno 2022?


  • EM VEZ DE EVOLUÇÃO, INVOLUÇÃO!  

Com um material tão bom nas mãos esses escritores conseguiram meter os pés pelas mãos na hora de escrever praticamente todos os núcleos e em todas as oportunidades que viram conseguiram enfiar cenas e diálogos absurdos ou desnecessários, que nem deveriam ter existido, como as várias que destacamos aqui! E isso que nem estamos abordando diversos personagens novos detestáveis que também não acrescentaram nada ao enredo por serem absolutamente insuportáveis, nojentos e só trazerem desgraça. 


Gabriela encantada pelo macho mais escroto da novela, como sempre

Para arrematar, ainda temos os personagens que já vieram da primeira temporada sem acrescentarem nada de novo à história. É o caso da Gabriela, mãe das irmãs Elizondo, que não evoluiu absolutamente nada! Passaram-se anos e ela continua a mesma mulher preconceituosa e dependente de macho, que dá preferência a qualquer homem estranho que lhe dê atenção do que às próprias filhas. Mais uma oportunidade que o roteiro perdeu de mostrar a que veio, de produzir alguma mudança que fizesse sentido para o enredo em vez de permanecer agarrado ao passado. 

Para piorar, ainda estragaram a personagem Sara, que sempre foi uma mulher forte, e a transformaram nesses últimos capítulos numa cópia barata da mãe Gabriela: carentona, dando preferência a ter um macho do lado do que a escutar a própria filha... olha, que dor 😭   que decepção!


Estragaram até a Sarita 😩



  • A SEXUALIDADE DE ANDRÉS

O lance do Andrés foi mais uma mostra de como o roteiro meteu os pés pelas mãos! Se o personagem foi escrito como gay, por que raios ficaram criando climinha entre ele e a Muriel no começo e depois o climinha ridículo e desnecessário entre o namorado dele e a Norma só para criar um conflito na relação dela com o Juan? Olha... 🤦 foi um malabarismo total!

Se queriam fazer mistério em torno da sexualidade do Andrés, fizeram da forma mais errada possível com esses recursos forçados só para desviar a atenção do público. Para alguns telespectadores talvez tenha colado, mas logo no inicinho ficou bem claro pra mim que ele muito possivelmente era homossexual. Por isso mesmo não me desceu essa coisa de primeiro fazer parecer que ele estava interessado na Muriel. 

Mas o pior mesmo foi o plot lá do namorado dele com a Norma, mas que forçação de barra! No capítulo que o tal Alvin Duarte apareceu pela primeira vez visitando o Bar Alcalá, já deu pra perceber a troca de olhares do Andrés com o cara, daí logo depois começaram a inventar o falso clima entre ele e a Norma. 

Mesmo que o sobrinho tivesse confidenciado à tia sua orientação sexual e seu relacionamento com o Duarte e o público não soubesse disso ainda, a forma como a Norma ficou tratando esse sujeito por vários capítulos não pareceu em nada como uma tia agiria com o namorado do sobrinho, por favor ✋ 

A Norma mais parecia uma adolescente deslumbrada com um novo crush! Inventaram isso mais uma vez para confundir o público e forçar uma ciumeira do Juan que culminou numa das cenas mais idiotas da novela: o casal Andrés e Duarte sendo flagrado num quarto por um Juan armado! Mais uma vez uma idiotice e um desfavor para a trama 👎


O que o Juan pretendia fazer? Matar a Norma? O suposto amante dela? Os dois? Péssima escolha de roteiro! E outra, com tanto machismo no comportamento desses personagens, dá para acreditar MESMO que eles seriam tão compreensivos com a questão do Andrés ser gay?!! Um sujeito como Juan, que pensa em dar uns tiros se pegar a mulher traindo, ia mesmo entender a sexualidade do sobrinho numa boa e sem nenhum problema? Será mesmo? 🤨

Pra mim nada disso colou e foram péssimas escolhas dos roteiristas. Talvez o drama que devessem explorar estivesse era no fato de ali ser um meio rural ainda bem fechado, dominado por homens rudes e com visões ainda arcaicas sobre muitas coisas, que reagiriam e lidariam com certa dificuldade ao descobrirem que um deles é diferente, por assim dizer... pode parecer um pouco batido, mas se soubessem explorar isso da forma correta, seria uma trama que criaria conflitos mais críveis do que essa lambança que inventaram! 


  • DESPERDÍCIO

Os roteiristas de Pasión de Gavilanes 2 desperdiçaram a chance de evoluir os personagens, a abordagem dos temas e de trazerem tramas que fossem mais palatáveis ao público de hoje em dia - tanto para o público que conquistaram anos atrás como também para um público novo que não compra mais certas abordagens sobre determinados assuntos.

Eles poderiam estar tratando do fato de que existe abuso sexual também de mulheres para homens, mas preferiram romantizar a Rosario obcecada por Juan David e apelarem para cenas de teor sensual com direito a musiquinha de fundo e muitos flashbacks da "noite de amor" dos dois  👎

Também poderiam ter tratado os gêmeos León e Erick de forma mais inteligente e produtiva, mas preferiram criar dois personagens machistas, safados, mimados e irresponsáveis, que não geram simpatia, pelo contrário, geram irritação.


Os problemáticos Rosario, Léon e Erick

Poderiam ter abordado a sexualidade do Andrés de forma frontal e honesta desde o princípio, mas preferiram criar subterfúgios forçados para desviar a atenção do público, praticamente ofendendo a inteligência do espectador, achando que assim estavam criando um suspense interessante quando, no final das contas, só foi uma ideia fraca. 

Enfim, perderam a chance de envelhecerem bem os personagens e as histórias, preferindo manterem-se presos a estereótipos que não condizem mais com o tempo atual. E o curioso e irônico disso tudo é que, justamente na tentativa de voltar com uma roupagem moderna, Pasión de Gavilanes 2 escasseou o romance no enredo e deu lugar a tramas problemáticas e personagens psicóticos... sendo que o que fez de Pasión de Gavilanes o sucesso que foi em sua primeira temporada foram justamente os romances que eram o prato principal!


A paixão simplesmente deixou de existir em PDG 2 💔

O que vemos nesta sequência são maldades a rodo: assassinatos, traições, mentiras, violência, assédios, violações e tentativas de violação, enfim... se a primeira temporada também trabalhou elementos de maldade, naquela época foram bem dosados. Aqui, em Pasión de Gavilanes 2, o foco no romance se perdeu e os assuntos que se propuseram a abordar, embora sejam necessários e pertinentes ao nosso tempo, esqueceram de atualizar as cabecinhas de quem escreve para que pudessem tratá-los de uma forma mais evoluída, com seriedade e responsabilidade, e não banalizando temas tão sérios e importantes. É mesmo uma pena.

Lab Girl

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review - Fatmagul: O Grande Final

O SALDO FINAL DE KALP YARASI (Coração Ferido) 💔🩹

Review Fatmagul - Emoções Finais