As novas séries do verão turco
É bom dizer que essas séries já estão em exibição por lá há mais ou menos um mês, o que significa que atrasamos um pouco para ver seus primeiros episódios, mas para quem ainda não viu e está pensando em se aventurar, quem sabe a leitura da nossa mega review aqui possa ajudar a escolher entre as opções do menu a que melhor se adequar ao seu gosto.
Lembrando que só vimos o primeiro episódio de cada uma das séries aqui avaliadas, portanto, não se trata de uma análise da série como um todo, e como todas elas ainda estão em andamento, quem quiser começar a ver terá de ser paciente e esperar que saiam os episódios legendados, um por semana*. Em outra oportunidade traremos reviews de séries já finalizadas ;)
Então, vamos lá! Sejam bem vindas novas dizis do verão turco em pleno inverno brasileiro!
1) Aşk
Mantık İntikam
(Amor, Lógica, Vingança)
NOTA: 8 📝
SINOPSE: Quando Esra (Burcu Özberk) conheceu Ozan (İlhan Şen), ela trabalhava como garçonete para sobreviver. Para elevar seu padrão de vida, ela toma a decisão lógica de se casar com Ozan, mas optou pelo divórcio com as grandes dificuldades enfrentadas no casamento. Após o divórcio, Ozan abriu uma empresa de software e ficou muito rico. Quando Esra descobre esse fato, ela de alguma forma consegue uma posição na empresa de Ozan para reconquistar o coração dele. (Crédito: Banco de Séries BDS)
REVIEW: O primeiro episódio começa morno até mais ou menos a metade, mas salpicado de momentos interessantes, como a mocinha Esra descobrindo que o ex-marido é atualmente o famoso CEO de uma empresa milionária de sucesso, ela indo parar numa delegacia e precisando da ajuda desse mesmo ex e o reencontro dos dois.
Ponto positivo a exposição do passado através de rápidos flashbacks que já dão conta de passar o recado – tanto Esra quanto seu ex-marido, Ozan, tiveram seus motivos para se ressentirem um do outro e hoje continuam magoados graças a falta de uma boa comunicação entre o agora ex-casal.
Mas a dinâmica do amor-ódio se faz presente desde que eles se reencontram e vai perdurar até o final deste primeiro episódio.
Burcu Özberk está ótima como Esra, engraçada na medida certa. O ator que interpreta o ex-marido da Esra eu não conhecia, mas também gostei da atuação dele, deu conta do recado e passou o tom exato de um homem magoado que tenta superar o amor que ainda sente pela ex, e destaco também a diferença que ele impôs entre o personagem durante e após a experiência fracassada do casamento, mostrando ao espectador a evolução de Ozan graças à desilusão amorosa, de um nerd apaixonado a um decidido homem de negócios.
De 0 a 10, a nota é 8 para o primeiro episódio de Aşk Mantık İntikam. Vale a pena assistir, é algo leve e divertido que cumpre a proposta de entreter.
2) Kazara Aşk
(Amor Por Acidente)
NOTA: 7 📝
SINOPSE: Şimal (Sude Zülal Güler) é uma jovem que acredita estar prestes a se casar depois de se formar na faculdade sonhada. Civan Saydam (Ümit Kantarcılar), por sua vez, é um playboy que acaba de se casar contra a vontade porque acredita que a namorada que sua família não aceita está grávida. No mesmo dia em que Şimal encara a decepção de ser dispensada pelo noivo, Civan descobre a farsa da mulher com quem acaba de se casar e quer o divórcio. E no meio do caminho onde os dois jovens protagonistas se cruzam tinha um buraco... e eles caem lá dentro! É esse acidente que dá início a uma reviravolta em suas vidas criando uma verdadeira e divertida confusão.
Particularmente não conheço os atores que interpretam o casal protagonista, mas a atuação de ambos corresponde à proposta de seus papéis e a química, apesar de não ser nada do outro mundo, ficou crível dentro da história e na medida para um casal que ainda está começando a se conhecer. Para quem não faz questão de uma super produção e procura simplesmente por uma boa distração, vale a pena ver.
3) Baht Oyunu
(Jogo de Destino)
SINOPSE: Ada (Cemre Baysel) acredita que será infeliz para sempre se não se casar com o seu primeiro amor, perpetuando, assim, a má sorte das mulheres de sua família. Quando ela conhece Bora (Aytaç Şaşmaz), que não acredita no amor, Ada tem a pior impressão logo de cara, graças a um mal entendido. Mas, enquanto tenta reconquistar seu amor perdido (ou assim ela pensa), a moça se verá forçada a se aproximar de Bora e ambos embarcarão numa jornada em que suas impressões mútuas vão mudar, assim como seus sentimentos.
REVIEW: Sinceramente, esta deixou a desejar. Não conseguiu me agradar, achei bem mais ou menos e mal conduzida em comparação a outras séries turcas do mesmo gênero. Nem há muito o que falar além disso! Pode ser que agrade alguns, mas não foi o caso desta que vos escreve.
4)
Cam Tavanlar
(Tetos de vidro)
NOTA: 9 📝
SINOPSE: Leyla (Bensu Soral), abandonada pelo pai e que mais tarde torna-se órfã de mãe, é acolhida e criada por uma modesta professora. Sempre estudiosa e esforçada, ela se forma e decide apresentar a proposta de um restaurante a alguns investidores que, apesar de hesitarem, acabam aceitando que ela toque o projeto. Graças ao empenho e à garra de Leyla, surge uma cadeia de restaurantes prestes a expandir para o exterior, e é aí que ela é escancaradamente confrontada com o machismo dentro do ambiente de trabalho – os investidores julgam que ela, tão jovem e mulher, não será capaz de administrar os negócios que cresceram espantosamente (graças a ela!) e contratam um administrador que julgam mais experimentado, um homem chamado Cem (Kubilay Aka). Ocorre que esse sujeito é ninguém menos do que alguém do passado de Leyla e isso vai deixá-la numa situação muito incômoda. Tendo que enfrentar o machismo e o descrédito no trabalho e a mágoa que nutre pelo rapaz com quem teve algo mal resolvido anos atrás, Leyla assumirá uma nova luta para provar a todos e a si mesma que é capaz de tudo a que se propõe.
REVIEW: Esta foi sem dúvida uma das melhores produções do verão turco que eu vi até agora! Fiquei realmente surpresa. A narração é muito bem feita, o plot é interessante, mas o casal sem muita química por enquanto (pelo menos pra mim), o que não quer dizer que o par não possa funcionar com o andamento da história e uma boa direção. Apesar disso, a história promete se continuar nessa toada, pois só nesse primeiro episódio tudo foi muito bem conduzido, orquestrado e dirigido.
A atuação de Bensu Soral deu uma boa melhorada de Içerde pra cá, que foi a última série dela que vi. O ator que faz o protagonista masculino mostrou-se bem no papel, nada extraordinário, no entanto, mas talvez o tom morno do personagem tenha sido proposital por enquanto, até que se revele mais a respeito dele. O bom é que o mocinho da história parece realmente ser um cara do bem e, ao contrário dos investidores que o contrataram, acredita no potencial da Leyla e não quer prejudicá-la. Só acompanhando para ver aonde isso vai dar, pois, como dissemos, promete!
4) Baş
Belası
(Dor de Cabeça)
SINOPSE: Ipek (İrem Helvacıoğlu) é uma psicóloga que vê seu aparentemente sólido casamento e sua vida pacata desmoronarem ao mesmo tempo em que um policial durão e esquisito (Seçkin Özdemir) cruza o seu caminho, e com ele vai acabar tendo que trabalhar para solucionar crimes, inclusive um em que seu marido parece estar envolvido.
REVIEW: A trama é interessante e foi bem conduzida do início ao fim do episódio de estreia. Os atores estão bem em seus papéis. O começo foi mais voltado para a comédia enquanto da metade para o final, mais ou menos, o foco ficou mais na investigação e na trama policial.
O verão turco trouxe, ainda, duas outras séries leves românticas que ficaram de fora desta mega review, são elas Ada Masalı e Aşkın Tarifi. É possível que ainda façamos uma outra review avaliando essas duas que ficaram de fora.
Comentários
Postar um comentário